Aproveite o Dia Mundial da Tequila com sete releituras de Margarita para preparar no dia de hoje.
No dia 24 de julho é comemorado em todo mundo o Dia Mundial da Tequila e para comemorar essa data, prepararmos para você uma lista com as sete melhores releituras do clássico mais importante do México, a Margarita.
Desde os históricos Tommy’s Margarita, Devil’s Margarita e o popular Frozen Margarita, passando pelas variações com maracujá, hibisco, melancia e manga.
De quebra, clique no link abaixo adquira o 101 Drinks com Tequila e se transforme em um especialista na coquetelaria mexicana.
Para começar, a clássica Margarita
A primeira menção histórica para a Margarita data o ano de 1953, mas um coquetel batido chamado Picador foi mencionado no livro Café Royal Cocktail Book em 1937.
A história mais provável confere à socialite Margarete Sames, que recebeu a homenagem da receita desse drink que conquistou todo o mundo.
60 ml de tequila prata
30 ml de Cointreau
30 ml de suco de limão
Cruste* a taça martini com limão e sal. Coloque todos os ingredientes em um coqueteleira com cubos de gelo. Bata vigorosamente e coe duplamente para uma taça previamente crustrada. Finalize com uma meia lua de limão tahiti na borda da taça.
Tommy’s Margarita
Tommy’s Margarita é uma dessas reviravoltas nos clássicos que acabou se tornando um clássico moderno.
Foi criada pelo lendário Julio Bermejo no início dos anos 1990 no Tommy’s Mexican, restaurante de sua família em São Francisco – Estados Unidos.
60 ml de tequila blanco
30 ml de mel de agave
30 ml de suco de limão
Cruste a taça martini com limão e sal. Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com cubos de gelo e bata bem. Coe duplamente para um copo baixo previamente crustado. Finalize com um limão tahiti à francesa e sirva.
Devil’s Margarita
Essa é uma variação do clássico New York Sour, que já é uma variação do Whisky Sour, ambos de 1800 e 1880 respectivamente.
Há um dilema sobre ser ou não uma Margarita por não levar licor de laranja, mas essa discussão é chata demais para um drink tão gostoso.
45 ml de tequila prata
30 ml de suco de limão
20 ml de xarope simples ou de agave
15 ml de vinho tinto
Coloque os ingredientes, exceto o vinho, gelo e bata bem em uma coqueteleira. Coe duplamente para uma taça coupe previamente gelada. Acrescente o vinho delicadamente, guarneça com uma fatia de limão na borda e sirva.
Passion Margarita
Mais do que natural, o fruto da paixão (fruit de la passion), o tropical e insuperável maracujá receberia uma versão própria desse clássico.
Embora o nosso maracujá aqui seja mais azedo, é super possível fazer com um suco de maracujá fresco e coado.
50 ml de tequila prata
20 ml de xarope simples ou de agave
10 ml de suco de limão tahiti
20 ml de suco de maracujá fresco
Coloque os ingredientes, gelo e bata bem em uma coqueteleira.
Coe duplamente para um copo baixo crustada com sal.
Finalize com uma fatia de limão ou meio maracujá pequeno e sirva.
Hibiscus Margarita
Todo clássico se confunde com os ingredientes locais, assim como a batida (de maracujá), a Margarita com Hibisco é uma das mais pedidas no México.
O hibisco é uma flor muito presente na vida do mexicano, assim com na bebida chamada Água de Jamaica, um refresco saborosíssimo. Ideal para o calor!
60 ml de tequila prata
30 ml de xarope de hibisco
30 ml de suco de limão tahiti
borda de flor de sal
Coloque os ingredientes, gelo e bata bem em uma coqueteleira. Coe duplamente para uma taça martini previamente gelada com crusta de sal. Finalize com uma flor de hibisco ou fatia de limão e sirva.
Mango Margarita
Embora a manga seja nativa da Índia e do Paquistão, o México é o 3º maior produtor da fruta no mundo atualmente, atrás somente da Índia e China. É uma fruta abundante, cheia de suculência e de sabor. Combina muito bem com um dia de calor.
Por ser uma fruta carnuda, cremosa, vamos usar a técnica do liquidificador para chegar em resultados incríveis. Corte a manga em cubos e bata tudo junto. Reserve e vá servindo aos poucos.
50 ml de tequila blanco
15 ml de licor de laranja
15 ml de xarope de açúcar 1:1
1/4 manga madura
15 ml de suco de limão
Coloque os ingredientes e bata bem em um liquidificador. Reserve resfriado. Caso queira um frozen, bata com gelo até obter a textura desejada. Sirva em um copo baixo com gelo, finalize com limão tahiti à francesa e sal na borda.
Margarita Frozen
Frozen Margaritas foram servidas pela primeira vez em La Jolla, quando o Sr. Albert Hernandez parou de usar gelo picado.
Em vez disso, ele combinou ingredientes em um liquidificador em 1947. A máquina exclusiva para Frozen Margaritas foi introduzida por Mariano Martinez em Dallas em 1971.
50 ml de tequila reposado
30 ml de triple sec
30 ml de suco de limão
aprox 10-12 cubos de gelo
Coloque os ingredientes e bata bem em um liquidificador. Sirva em uma taça de margarita crustada com gelo. Guarneça com uma rodela limão tahiti e sirva.
Watermelon Margarita
Tal qual o hibisco, a melancia é uma fruta em abundância no México. Muito comum na alimentação local e também na gastronomia, é claro que a fruta iria aparecer em uma versão desse drink.
60 ml de tequila blanco
20 ml de suco de limão
20 ml de suco de melancia
10 ml de licor de laranja
1 pitada de sal
Coloque a melancia, limão e licor e amasse bem na coqueteleira. Adicione os outros ingredientes, gelo e bata bem. Coe duplamente para uma taça coupe ou margarita com crusta de sal. Finalize com fatia de melancia na borda e sirva.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!