Aprenda a preparar O Pensador, drinque do bartender Tai Barbin

O rum é a cachaça dos mares, bebida que se alastrou pelo mundo afora, destilada do melaço de cana caribenha.
Consequência óbvia é que tenha caído no copo e no gosto de muitos bons bebedores ao redor do mundo. Foi também depois que os grandes navios europeus passaram a cruzar pelas águas do Caribe que o fumo e o charuto passaram a acariciar o paladar do mundo.

Cidadão do mundo e um grande apreciador do sabor do rum, Tai Barbin buscou unir no seu drinque O Pensador todas as suas paixões em um único copo. O resultado é quase uma grande navegação pelos mares do mundo em busca de especiarias.

A receita d’O Pensador leva rum envelhecido em infusão com baunilha, feno greco e semente de café. O licor herbal Dom Benedictine e o vermute tinto complementam os sabores alcoólicos. Mas o grande segredo está no bitter artesanal de charuto, uma receita secreta que levou cerca de três anos para alcançar a perfeição.

Um verdadeiro capítulo à parte, o bitter junta diversas especiarias para simular a picância do charuto, o gosto que permanece na língua após um bom trago. Uma verdadeira baforada líquida. Toda a mistura do drinque ainda passa entre 21 e 25 dias em um barril de carvalho. O sabor final combina com perfeição com outra iguaria do continente americano, um chocolate meio amargo ou até mesmo um fondant.

Foi em 2003, com apenas 18 anos que cruzou o mundo para ir morar na Austrália. Nos dez anos que passou no continente descoberto por James Cook, Tai formou-se chefe de cozinha, migrou para o bar e aí iniciou uma paixão sem volta. Abriu o Elixir Rooftop Bar em Brisbane, casa vendida mais tarde quando o bartender seguiu para Londres onde ficou por dois anos. Antes de voltar ao Brasil passou ainda um ano na Escócia e outro em Ibiza na Espanha. No Rio de Janeiro trabalhou no Bar D’Hôtel até abrir o Nosso, primeiro bar de rum no país da cachaça.

O Pensador é mistura exclusiva do Nosso onde é vendido por R$ 36. Nada menos que uma grande jornada entre o Velho e o Novo Mundo a espera de bons bebedores direto do barril de carvalho. Sabor em receita secreta que você conhece um pouco no passeio pelos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

 

O Pensador

60 ml de rum envelhecido com infusão de baunilha, feno greco e semente de café
20 ml de vermute tinto
10 ml licor Dom Benedictine
4 dashes de bitter artesanal de charuto

Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa bem. Passe para um copo baixo com um cubo grande de gelo e decore com uma fatia de tangerina desidratada. 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!