O Martinez é provavelmente o Drink do Baú o antecessor ao Dry Martini

O Martinez é um dos primeiros coquetéis a combinar gin com vermute. Como já vimos em outros coquetéis o vermute foi um dos ingredientes principais da coquetelaria americana durante os anos de 1860. Por sinal, é nesta época que surge o Manhattan, um super clássico que permanece em nossas taças até os dias de hoje.

Com sua primeira aparição em 1884 no livro de O.H. Byron, o Martinez era basicamente “o mesmo que o Manhattan, substituindo Gim por Whiskey”.No livro de Jerry Thomas edição de 1887 as duas receitas são muito parecidas mas vale ressaltar que o Manhattan nessa época era feito com um toque de licor Maraschino.

Muitos acreditam que o gin utilizado na criação do Martinez era de estilo holandês, o Genever. Um destilado feita a base de malte e especiarias, tendo assim uma grande semelhança com o Whisky, embora não trouxesse envelhecimento, como o primo escocês.

Contudo, as receitas publicadas em 1880 não trazem especificação sobre estilo de gin ou pedem pelo estilo Old Tom. O fato é que até a virada do século o Genever teria sua popularidade contestada pelo novo estilo London Dry, que acabaria por influenciar o Martinez a evoluir para um coquetel mais seco, inclusive com a troca do vermute italiano doce pelo seco francês.

Embora as receitas da época também não especifiquem o tipo de vermute utilizado sabemos que era muito comum o uso do vermute italiano, inclusive é o que usamos até hoje para preparar o Manhattan.

O vermute italiano era tão popular à época que vemos também o seu uso em grande quantidade, com uma dose igual ou um pouco mais generosa que a dose do destilado inglês.

Podemos perceber essa tendência em coquetéis como o Bijou e do Tuxedo Nº2. Coquetéis estes que nos mostram também o uso de licores europeus para agregar camadas de sabor às receitas.Algumas destilarias nacionais tem se aventurado na produção de Old Tom gin, e se possível, não deixe de experimentar esta receita com estes produtos.

Que tal pensar quantas variantes de coquetéis surgiram com esta simples combinação de destilado com vermute, alguns com bitter, alguns com toques de licores, podemos até mesmo observar este fenômeno com o nosso clássico Rabo de Galo.

Se inscreva agora no nosso canal do youtube

aprenda a receita

MARTINEZ

50 ml vermute tinto
30 ml gin (Old Tom se possível)
5 ml licor Maraschino
1 dash bitter aromático

Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingrediente e mexa bem até atingir baixa temperatura. Faça uma coagem simples para uma taça martini ou coupé previamente gelada e finalize com uma casca de limão siciliano torcida.

Para aprender outro Drinques do Baú clique aqui

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!