Conheça o Fruit Cup, drink que representa o verão inglês e pode ser sua grande pedida nesses dias de calor por aqui.

Vendido aos milhares durante o torneio de tênis de Wimbledon, o Fruit Cup é a bebida mais consumida na Inglaterra depois do chá. A bebida foi criada por James Pimm no início do século XIX e a marca Pimm’s é a mais famosa de Fruit Cup, ou Summer Cup como também é conhecida esta bebida. Outras marcas conhecidas são a Austin Fruit Cup e a Plymouth Fruit Cup.

Criado como um tônico da casa para ajudar na digestão, a bebida se tornou tão popular que James decidiu industrializar sua produção para fornecer outros restaurantes da região.Os Fruit Cups são compostos por gin saborizado com várias ervas, botânicos, frutas e especiarias e é comercializado com uma graduação alcoólica próxima de 22%.

Atualmente a bebida é consumida no verão ou em eventos sociais, diluída com soda limonada ou ginger ale e guarnecidos com frutas cítricas, pepino e hortelã.fruitcup
Por ser uma bebida extremamente refrescante esta mistura com ginger ale também foi “inventada”, independente da tradição inglesa, na cidade de New Orleans!

O coquetel é tradicionalmente preparado um jarras e dada disponibilidade decorado também com morangos, muito abundantes no verão inglês, e uma florzinha chamada borragem cujo sabor lembra o pepino.

Devido sua indisponibilidade no mercado brasileiro a bebida não é muito conhecida por aqui, contudo nos faz pensar na nossa própria cultura de consumo de coquetéis que de certa forma se baseia primariamente no consumo de doses e coquetéis curtos ou coquetéis leves já prontos de qualidade duvidosa.

Apresento agora uma receita com medidas para este delicioso clássico esquecido.

.
pimmscupFRUIT CUP
50 ml de Fruit Cup (Pimm’s Cup N°1 é o mais famoso)
150 ml de soda-limonada ou ginger ale
1 fatia de limão-siciliano
1 fatia de laranja
1 fatia de pepino
1 ramo de hortelã.

Monte em um copo longo com gelo.

O bartender inglês Simon Difford propõe uma receita simples de replicar no bar:

25 ml london dry gin
25 ml vermute rosso
25 ml licor de laranja
1 dash de angostura
15 ml refrigerante de cola
100 ml de ginger ale

Bater as bebidas com gelo, servir em copo longo com gelo e completar com os refrigerantes. Decorar de maneira tradicional. Esta receita é extremamente refrescante e não deixa em nada a desejar da versão mais típica.Pimms-Cup

Aproveite a oportunidade para conversar com seu bartender favorito sobre culturas de consumo, produtos inusitados e tomar um delicioso Fruit Cup pensando no verão que ainda está para chegar.
Não esqueça de divulgar seu coquetel nas redes sociais com #DrinquesDoBaú.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!