Panettone Vodka será a sua melhor bebida na ceia deste Natal
Panettone é um clássico natalino. É uma das poucas coisas que a gente ainda espera o ano inteiro: comprar o primeiro panettone do ano. Que venham os chocottones, sorvettones e qualquer outra invenção, mas com o panettone é outra história.
Aliás, reza a lenda que foi lá no século XV que, um jovem morador de Milão, na Itália, se apaixonou pela filha de um padeiro conhecido e ciumento.
Como o pai não era muito de conversa, o rapaz resolveu se disfarçar de ajudante de padeiro para criar laços com ele – e para mostrar suas habilidades criou um pão doce diferente, com frutas saborosas, de tamanho maior do que o comum na época – e que acabou ganhando notoriedade por ter forma de uma cúpula de igreja.
Para mostrar sua humildade o jovem, quando questionado sobre a invenção do pão, logo disse: “esse é o Pão do Toni”. E Toni, pai da sua amada, logo percebeu que aquele era o genro que sempre sonhou para a filha, e aceitou o namoro dos dois. Lendas são lendas. Pensando nessa data festiva e no primeiro panettone que comi no ano, essa semana comecei a pensar por que será que ninguém nunca criou uma vodka flavorizada de panettone?
Será que é porque não fica bom?! Esqueceram?! Não faz nenhum sentido?!
Pesquisando sobre o assunto não cheguei em nenhuma receita divulgada.
Ora, então é agora que a gente vai fazer a nossa!
Foram alguns testes para descobrir que sim, uma vodka de panettone é bem gostosa considerado-se o ambiente em que iremos consumi-la.
Afinal, a pior coisa é comparar uma proposta inusitada dentro de um padrão clássico. É burrice e não funciona.
Ou seja, crie seu próprio drinque com Panettone Vodka, não vá querer colocá-la num Cosmopolitan e me dizer que não ficou boa… daar.
Chega de papo, vamos ao que interessa.
Quem sabe você consegue impressiona na ceia de natal com um drinque especial:
O que você vai precisar:
750 ml de vodka de boa qualidade (Absolut, Ketel One, Grey Goose vão bem)
1 saco grande estilo ziplock
1 panela grande (de no mínimo 5 litros)
4 litros de água (para a panela)
1 termômetro digital confiável
1 balança de precisão confiável
1 frasco de 1 litro hermeticamente fechado
Mix de Frutas secas, amêndoas e outros ingredientes
10 g de uva passa escura
10 g de uva passa branca
10 g de amêndoas em lascas
7 g de macadâmia inteira
7 g de castanhas inteiras
7 g de nozes inteiras
7 g de mamão cristalizado
7 g de pêssego cristalizado
3 g de gengibre cristalizado
5 g de laranja cristalizada
10 g de açúcar demerara
10 g de açúcar de baunilha
2 ameixas pretas em pedaços
1 fava de baunilha
Existem duas maneiras de fazer. Ou por “Infusão estilo sous-vide” ou então “Maceração de longo prazo“. Escolha a sua e divirta-se:
Infusão estilo sous-vide
Em primeiro lugar coloque uma panela para aquecer com aproximadamente 3 litros de água.
Posicione um termômetro digital de forma que ele não caia dentro da água. Assim que ele chegar por volta de 60ºC a 65ºC, reduza para fogo baixo e mantenha a temperatura.
Agora pese todos os ingredientes da nossa
Composição de Flavor
Individualmente e coloque todos eles dentro de um saco de plástico tipo ziplock.
Em seguida coloque toda a vodka dentro do saco ziploc e feche, lacrando o saco da forma que você retire o máximo de ar possível de dentro dele. Use sua criatividade.
Coloque delicadamente o saco lacrado e sem ar dentro da panela com água quente entre 60ºC e 70ºC. Fique atento para que o plástico do ziploc não encoste na panela, pois com o calor o plástico pode derreter e tudo vai por água abaixo literalmente.
Estando o saco seguro, apoie a ponta do saco com uma faca longa, um pegador longo ou algo parecido, de forma que o próprio saco não caia na panela ou deite suficientemente, para que a chama do fogo não queime todo o plástico. Isso não é brincadeira, tenha cuidado redobrado.
Outro cuidado a tomar é, caso a temperatura da água aumente demais, a vodka do saco tenderá a evaporar, fazendo o ziplock estufar e aí sim, havendo risco de explosão. Então, no primeiro sinal do saco inflar, retire o mesmo da água quente.
Certo, segurança ok, agora é a hora de contar aproximadamente 17:27 segundos. Concentre-se no tempo exato, pois isso é importante.
Ao retirar o saco da água quente nos exatos 17:27 segundos você estará fazendo um singelo agradecimento a esse post e esse autor, e suas energias positivas vibrarão por todo o universo e chegarão até mim!
Agradeço e muito a lembrança!
Todo esse processo que estamos descrevendo acima é muito parecido com o que na gastronomia se chama “sous vide”, onde se cozinham alimentos ensacados a vácuo em baixa temperatura, entre 40ºC a 70ºC, para preservar todas as características do produto.
Nós, nas bebidas, pretendemos preservar toda a graduação alcoólica da vodka, então usamos esse método também. Voltando.
Retirado o saco da água quente, posicione-o em cima de uma jarra, ou da mesma panela usada, (só que sem a água quente), e com uma faca faça um pequeno furo para que o líquido escorra, separando-o do sólido. Caso não consiga separar tudo, passe em um coador fino.
Agora, reserve esse líquido e deixe-o tampado, perdendo temperatura lentamente. Assim que chegar à temperatura ambiente, passe para um frasco hermeticamente fechado e deixe reservado em uma geladeira.
Tecnicamente terminamos a nossa Panettone Vodka.
Ela ficará com a cor do frasco ao lado. Mas, caso você queira ainda acrescentar qualquer tipo de ingrediente, você pode. Deixe-o descansando dentro do frasco por quanto tempo quiser.
Maceração de longo prazo
Essa é mais demorara, mas requer menos etapas e cuidados.
Simples, em um pote hermeticamente limpo e fechado, coloque a vodka e todos ingredientes e elimine o máximo de ar possível (a dica é encher o máximo de líquido possível).
Feito isso, deixe repousar por aproximadamente 5 dias, mexendo lentamente 2 vezes por dia sem abrir o pote.
Faça a coagem fina ao término do processo e divirta-se.
– Posso usar outro tipo de açúcar no lugar do açúcar demerara ou açúcar de baunilha?
Sim, você pode tudo. Mas lembre-se que usamos açúcar demerara para manter mais a coloração da massa do panettone, que é próxima ao bege caramelo. A combinação do açúcar demerara e do açúcar de baunilha ainda dão uma boa lembrança daquele glacê açucarado, encontrado sutilmente no panettone, então, ponto pra gente!
– Ah, mas eu não tenho todos os ingredientes para a Composição de Flavor, e agora?
Ora, não há uma medida exata para nada aqui. Se você colocar mais ameixa, terá mais sabor de ameixa.
Se quiser adicionar damasco, terá notas de damasco. Resumindo, divirta-se criando seu próprio sabor.
– Ahh, mas a vodka ficou com uma cor muito amarelada, escura. Não ficou com cor de vodka, o que eu faço?!
Faça o seguinte, pegue um panettone e coloque ao lado da vodka de panettone. A vodka de panettone tem a mesma cor de um panettone, e é proposital, acredite! Se ela ficar com cor de feijoada, aí a gente conversa.
– O que é um frasco hermeticamente fechado?!
É um frasco livre de oxigênio e bactérias. Isso é conseguido através do vácuo, mas no nosso caso podemos fazer o máximo que conseguirmos e já será um avanço significativo. Tente sempre encher o frasco com o máximo de líquido possível, pois quanto mais líquido há, menos espaço para o ar sobrará.
– Ah, mas eu não gosto de vodka, posso fazer com cachaça, sake ou tequila?
Claro que pode, fique à vontade. A vodka foi escolhida simplesmente por ser um álcool extremamente neutro, o que irá realçar os sabores das frutas realcem ainda mais. Evite bebidas potentes como whisky e conhaque, por exemplo.
– Ah, mas eu quero colocar outras frutas e ingredientes, posso?
Claro que pode, mas lembre-se que o que queremos é replicar os sabores natalinos.
Evite usar sabores que não têm nada a ver com o natal, como abacaxi, kiwi, lichia, hortelã, banana, melancia etc.
E lembre-se que quanto mais tempo, mais sabor ele terá, então naõ deixe mais do que o previsto.
Legal, agora que você fez a sua vodka infusionada com sabores do Panettone, pode colocá-la em coquetéis para ver como fica.
De cara, a gente sugere algumas experiências como preparar um Cosmopolitan usando a infusão ao invés da vodka neutra. Nesse caso, experimente trocar o limão tahiti por limão siciliano.
Outro drinque que deve ficar incrível é um Espresso Martini, à base de vodka, licor de café e espresso.
Mas se quiser arriscar ainda mais, dá uma olhada no post abaixo, com três receitas que criamos para vocês.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!