Pitanga ,uma das frutas mais conhecidas da mata atlântica, é a queridinha dos quintais de norte a sul do país.

Seu nome científico é Eugênia uniflora, já o popular vem do tupi devido sua cor vermelha rubro, porém outras variedades de cores podem ser encontradas como as amarelas,alaranjadas , roxas e a roxa mais escura que também são conhecidas como pitanga preta, essas são mais raras de serem encontradas.

De acordo com a coloração seus sabores também mudam, algumas mais doces, outras mais ácidas ,mas é outro sabor que torna essa fruta tão especial, sua adstringência. Essa sabor é encontrado em muitas frutas de sua família, principal em suas cascas,como por exemplo a Jabuticaba, Cambuci, Cambucá entre outras frutas que formam a família das mirtaceas e carregam essa característica.

Sua área de ocorrência é a região sul e sudeste brasileiro, onde se espalhou e hoje pode ser encontrada em todas as regiões do país, inclusive em alguns países que fazem fronteiras com o Brasil. Por ser uma arvore de médio porte e fácil adaptação podemos encontrá-la em grandes cidades e também podem ser usadas como ornamentação em vasos ou em jardins.

O clima também não e um problema para ela, pode suportar baixas temperaturas e também regiões mais secas desde que receba irrigação adequada.

Prova disso é a região do semi árido de Pernambuco que se tornou uma das maiores produtoras de pitanga do país, há diversas cidades e regiões que produzem a fruta também, mas por ser extremamente delicada apenas uma pequena parte chega aos HortiFruti e mercados em forma de fruta fresca. É por isso que a maioria é comercializada em forma de polpa congelada e geléia.

Por todas essas dificuldades e a sua sazonalidade a pitanga chega ao consumidor sempre com um preço alto, em torno de 80 a 100 reais o quilo.

Por isso a nossa relação com a fruta normalmente se dá em baixo do próprio pé da Pitangueira, em sítios,na mata ou nas ruas de grandes cidades.

Antes mesmo do Nordeste se tornar um grande produtor de pitanga, ela já tinha lugar certo no coração do nordestino e por lá pode ser encontrada em forma de sorvetes e doces.

No livro “Açúcar” do sociólogo Gilberto Freyre, ele faz uma análise do nordestino e o desenvolvimento da região ligada intimamente ao açúcar, sugerindo inúmeras receitas usando o mesmo, e em uma deles ele falo sobre o Cognac Tropical, uma espécie de licor de pitanga.

Hoje o licor de pitanga é uma tradição nordestina assim como em outras regiões do paés, mas infelizmente temos poucos produtores registrados que comercialização essa delicia.

Por ser uma fruta sazonal, a espera pela sua época a torna ainda mais interessante e o seu período de colheita vai de outubro até o final de janeiro. Com o melhoramento genético e o uso de irrigação alguns produtores conseguem estender seu tempo de colheita para até​ 8 meses.

A folha de Pitangueira é também usada por seu poder fitoterápico e farmacológico. Não é difícil encontrar as suas folhas na produção de cosméticos devido a grande concentração de óleos essenciais encontrados nela.Essas folhas tem um grande poder aromático, e é sensacional para a produção de coquetéis, podendo ser usados tanto na maceração em destilados, tinturas ou podendo ser batidas direto na própria coqueteleira.

O aroma e sabor liberado é intenso e muito fresco, perfeito para a preparação de gin tônicas ou ate mesmo para dar um toque especial para aquele sour.

Uma grande vantagem das folhas e ter a disponibilidade das mesmas durante o ano todo, as folhas mais jovens são as melhores, de folhas mais claras,elas liberam um aroma mais fresco.
Hoje as empresas de cosméticos fazem a extração desses óleos essências da folha usando a técnica de destilação.

A casca também pode ser utilizada , porém ela tem uma intensidade menor e pode dar um toque especial para a produção de bitters, mas é um ingrediente mais difícil de se obter. Caso tenha à disposição não custa nada fazer um teste.

O próprio Mixology News já divulgou aqui uma receita minha chamada Caiçara, que me ajudou a vencer o campeonato Arte da Cachaça Leblon, em 2015.

Aprenda a receita aqui.

Outra receita deliciosa à base de Pitanga que você pode experimentar é O Sabiá, criação do grande Renan Tarantino, hoje à frente do SkyHall.  Ele venceu o campeonato realizado pela Jameson em 2017, o Bartenders Ball. Aprenda a preparar O Sabiá aqui.

Nossas plantas ainda são pouco usadas e exploradas, agora fica com vocês a missão de conhecer melhor e explorar esse belezura o máximo possível.

Mas lembre-se respeite a arvore do vizinho , não vai depenar a arvore do coitado e por a culpa na gente aqui do Mixology News hein!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!