Que a caipirinha é um ícone nacional quando se fala em drinques, todo mundo já sabe. E não é só no Brasil, mas no mundo todo, tamanha a sua ascensão.

A receita original leva cachaça, limão, mel e alho, mas a receita que preparamos tradicionalmente é a base de cachaça, limão Tahiti cortado e socado junto com açúcar e gelo.

Como nós humanos nos achamos muito criativos, muitas vezes não nos contentamos em ter só o tradicional e queremos inovar. Nisso, nasceram diversos sabores de caipirinha, como a de limão siciliano, morango, frutas vermelhas, kiwi, maracujá, uva, abacaxi e até de salada de frutas.

Nas mulheres, a serotonina é a responsável por equilibrar o bem-estar e tem seus níveis aumentados quando há o consumo de alimentos adocicados, daí a explicação da mulher ser louca por doce, em especial, na TPM, quando quer devorar uma caixa de chocolates!

Sendo assim, para a mulherada, as mais pedidas são, com certeza, a de morango, frutas vermelhas e de lichia. Mulher também adora rosinha e vermelho e essas frutas caem muito bem para meigas e dengosas. caipirinha

Agora, vamos conhecer as diferenças entre a tradicional Caipirinha de Limão e a tão exótica e excêntrica Caipirinha de Lichia.

 

AÇÃO NO ORGANISMO

Lichia: Na saúde, ajuda a hidratar o organismo, devido à sua grande quantidade de água e, por esse motivo, proporciona a saciedade, sendo ótimo para quem busca o emagrecimento. Espanta o baixo-astral e até a depressão. Ajuda no combate contra gripes e resfriados. Sendo assim, um ponto para a lichia pelo quesito “ações no organismo”.

Limão: Ele ajuda a desintoxicar o organismo, ou seja, varre as toxinas indesejadas que se alojam no nosso corpo advindas dos medicamentos, da alimentação desequilibrada, do consumo de álcool e de todas as besteiras que entram no nosso corpo. Tem grande ação antisséptica, e assim, consegue matar aqueles organismos microscópicos, como os vírus e as bactérias. E aí vai o primeiro pontinho dessa frutinha.

 

NUTRIENTES

Lichia: Possui boas doses de vitamina B2, que ajuda a formar a serotonina. Tem bastante vitamina C também, tanto que fica só um pouco atrás da nossa querida laranja. E mais um ponto para ela por esse quesito.

Limão: Possui bastante vitamina C e um pouco de vitamina A, um pouco de cálcio e muito potássio. Ponto ao nosso verde cítrico que é rico em nutrientes.

 

ESTÉTICA

Lichia: Ela é delicada, pequena, arredondada, de coloração vermelha rosada e casca rugosa. Sua polpa é gelatinosa e translúcida. Nota 10, ops, mais um ponto por sua estética… Ela merece, afinal, ela é lindinha, daquelas que dá vontade de apertar a bochecha.

Limão: Possui tamanho médio, é arredondado, e sua cor varia do verde amarelado ao verde natural. Digamos que tem uma aparência normal demais. Nada de ponto para o limão por sua estética.

 

SABOR

Lichia: Tem sabor predominantemente doce, algumas possuem até um toque levemente ácido. E lá vai mais um ponto para ela, afinal, sou mulher e meus hormônios adoram um docinho. Pode ser consumida in natura, ou ainda, em doces, compotas, sucos e até em suflês.

Limão: Tem sabor bem azedo devido à presença do ácido cítrico e do ácido ascórbico, que é a famosa vitamina C. Até pode ser consumida in natura, mas precisa de coragem! Seu suco com ou sem casca é delicioso! Muito usado em qualquer tipo de preparação, salgada ou doce, sendo que a parte mais utilizada é o líquido que sai de seu interior, mas a casca também é aceita em várias receitas. Por conta do seu sabor característico e marcante, um ponto para o azedinho da fruta.

PRAZO DE VALIDADE

Lichia: É importante dizer que, na maioria das caipirinhas, encontramos a lichia em calda e não a in natura, já que essa pode ser facilmente encontrada por todo o ano, diferente de sua versão in natura, que tem safra iniciada em novembro, passando as festas de final e início de ano conosco, em nossas mesas. E mais um pontinho para ela.  A lichia, por ser em calda, aguenta firme de 2 a 5 dias após a abertura da lata,  mas se for usar a fruta fresca, não passe de 2 dias.

Limão: Sua safra vai de fevereiro a julho mas você consegue encontrá-lo o ano todo e em qualquer esquina. Mais um pontinho para o verdinho. Quanto à validade do limão, deve ser cortado o mais próximo possível de ser usado, para manter sua qualidade, mesmo porque, com o passar do tempo, vai ressecando

Considerando essas informações, qual caipirinha você pediria essa noite?

Como eu faço parte da equipe das mulheres, eu escolho a caipirinha de lichia como a campeã.

Motivo? Ela é muito mais charmosa e delicada que o potente limão, e com certeza um drinque com essa fruta vai deixar os homens babando por nós mulheres e por essa bebida atraente.

Deixo a caipirinha de limão para os homens, visto que eles gostam e conseguem amar alimentos mais fortes, já que esses elevam o nível de dopamina, que dão mais força e motivação à eles.

Quem me acompanha na caipirinha de lichia?

Quer saber mais sobre alimentação saudável? É só acompanhar no Entre Legumes e Verduras.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!