O Bartender Terraplanista está por aí! Quando menos se espera ele aparece querendo pregar no seu ouvido!

Terraplanismo é um termo anti-científico e negacionista utilizado para explicar que a Terra é plana. É uma teoria conspiratória baseada em algumas passagens bíblicas e que desmerecem todo o estudo científico.

Bartender Terraplanista é aquele que se apega em mitos e lendas para manter a “sua grande verdade de pé”.

Por muitas vezes, cada um de nós já foi um pouco terraplanista, uma vez ou outra, por ignorância e tá tudo bem. Mas tem aqueles que se apegam no mito e não tem prova científica que o faça mudar de ideia. Dica, não seja essa pessoa por favor.

Quer conhecer os 5 mitos terraplanistas que ainda estão nos assombrando por aí? Saca só!

Ferver a Água não importa!

Muito se divulgou anos atrás sobre a necessidade de se ferver a água antes de congelar uma pedra maçiça de gelo. Mas será que é verdade?

Claro que não! O melhor método é do congelamento direcional constante e é amplamente divulgado pelo ótimo Alcademics, de Camper English aqui e pelo incrível Liquid Intelligence.

Se ferver a água é retirar parte do oxigênio “que faria as bolhas de ar”, ao deixar a água quente novamente se tornar gelada estamos reabsorvendo oxigênio também! Ou seja, apenas perda do seu precioso tempo.

bailarina na água tônica

Ponto de nucleação? Turbulência? Arraste?
Parece que o bartender terraplanista nunca ouviu falar disso aqui não.

Ao derramar um gaseificado por sobre a colher bailarina, o resultado é uma bebida menos gasosa! Isso se dá pelo arraste das borbulhasque faz com que o gás se desprenda com facilidade.

Então, despeje lentamente o líquido por sobre uma superfície gelada como a própria pedra de gelo do drink.

Se quiser ver uma explicação mais completa assista esse vídeo aqui no canal do Mixology News.

Menos Gelo, menos aguado?

Por vezes ouvimos que ao colocar muito gelo na taça, estamos deixando o drink mais aguado, mas acredite, é o contrário. 

Considerando que em geral, suas bebidas estarão em temperatura ambiente (e não geladas), ao utilizar menos gelo, você faz com que o líquido do seu drink troque temperatura com o gelo muito mais rápido, portanto, em menor tempo, o gelo vai se derreter e se transformar em mais líquido como mostra essa foto abaixo.O resultado é que em menos tempo as sua bebida original se torna muito mais aguada antes da hora. Menos gelo não faz um drink melhor, então capriche no gelo sim!

Sal no Negroni?

“Se eu colocar um pouco sal no meu Negroni ele vai ficar menos doce.”

Não é bem assim…De acordo com os estudo científicos de Flavor Star, ao acrescentar uma nota salgada em uma base doce e amarga como a do Negroni, você equilibra o amargor e potencializa o dulçor, tornando o sabor do drink mais doce e menos amargo, ou seja, mais aceitável na média.

É como se as pessoas sentissem menos o amargor, logo, sentissem mais o dulçor, que é naturalmente mais palatável.

miolinho do limão

“Eu sempre tiro o miolo do limão se não a Caipirinha fica amarga!”

Esse papo vai longe! O hábito de eliminar o miolo do limão, (a columela do limão) não garante que a caipirinha ficará menos amarga.

Isso porque a columela é constituída basicamente de pectina, um polissacarídeo com função de proporcionar firmeza e adesão entre as células e pela resistência mecânica na parede celular.

Eliminar a columela/miolo é eliminar apenas 35% da pectina encontrada no limão, já que 65% se encontram no endocarpo (gomos) ou mesocarpo (albedo) e não podem ser retiradas.

A melhor solução é usar limões frescos e não velhos e cansados, mas aí papo pra outro dia!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!