Conheça seu bartender e sua receita – Thiago Ceccotti (BH)

Thiago Ceccotti é um bartender mineiro, cachaceiro, fã de coquetéis clássicos e amante do riso.

Thiago foi finalista do campeonato Arte da Cachaça em 2015, Vive La Revolucion  em 2014, Monin Cup e MIXLDN  em 2016. Comandou o balcão do Dub Maletta, onde teve as melhores cartas de drinques de Minas Gerais em 2017 e 2018 pela Veja BH.

Escreve para seu blog pessoal Bartending Notes e na coluna Drinques do Baú para o portal Mixology News, além de ser mestre em estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais. É educador na área de bebidas e gosta de disseminar a boa coquetelaria e a arte de entreter.

Desenvolve o cardápio e coquetéis on draft no Herbário YVY em Belo Horizonte.

Conheça o bartender

Como você percebia o mercado de A&B em relação à corpos da diversidade presentes em 2010?

A noite e o bar eram o local onde eu podia encontrar meus iguais, não eram ambiente de luxo ou alta gastronomia, mas eram ambientes onde eu podia frequentar sem ser julgado pelo que eu iria beber, minha roupa ou minhas companhias. Os profissionais que estavam ali muitas vezes eram LGBTQIA+ também e criavam uma comunidade segura, diversa e acolhedora.

Como você percebe, agora, o mercado de A&B em relação aos corpos da diversidade presentes no momento?

O discurso das grandes marcas vem mudando e sendo mais inclusivo, mas o investidor de alimentos e bebidas ainda mudou pouco seu pensamento, embora os profissionais em destaque tragam consigo lutas e bandeiras fora da normatividade.

Como foi a sua vivência no bares do início da sua carreira até o momento?

Sempre frequentei lugares onde minha presença fosse bem vinda, minha carreira se consolidou no centro da cidade e ali a diversidade é plural.

Você sofreu algum tipo de abuso, rejeição ou preconceito por parte de colegas profissionais ou superiores imediatos? E quanto ao público consumidor?

Quando falamos de serviço a mentalidade escravocrata e pequeno burguês sempre acha uma forma de abusar.

Como você reage em geral à situações de exclusão ou distanciamento por ser uma pessoa diferente do seu meio em geral?

Meu mecanismo de defesa é não frequentar onde não sou bem vindo.

Conta pra gente um momento de vitória em que você pôde atuar contra alguma atitude abusiva, excludente ou preconceituosa contra pessoas (ou você) por pertencer à diversidade LGBTQIA+.

A luta é constante. Como profissional privilegiado eu trabalho para minimizar essas exclusões e sempre indico trabalho de bons profissionais, estabelecimentos e projetos que abraçam bandeiras não normativistas.

Quais conselhos você daria para os nossos colegas de trabalho em relação ao tratamento de pessoas para evitar atos de desrespeito, crimes de preconceito, bullying e abusos contra qualquer tipo de pessoa?

Resista, não aceite desrespeito no seu ambiente de trabalho.

Se você pudesse voltar no tempo, olhar pra si mesmo com 8 anos de idade, qual conselho você se daria pra encarar o seu futuro?

Esteja cercado por pessoas que querem o seu bem e o seu crescimento. A vida não tem receita de bolo nem bingo de realizações.

Qual coquetel clássico na história você escolheria para se homenagear com Orgulho e porquê?

Um bom Daiquiri, funciona com diversidade de métodos e sabores.
Talvez um Frozen Daiquiri de Morango caísse bem.

Qual a sua mensagem de inspiração para as próximas gerações de bartenders dos próximos 10 anos?

Estude, cresça, ensine. Assine carteira CLT, defenda suas classes e suas lutas. Defenda seus colegas e crie no seu balcão uma comunidade inclusiva e saudável, esse prêmio vale mais que qualquer capa de revista.

aprenda a receita

Cynar Livre

50 ml Cynar
25 ml suco de limão
12 folhas de hortelã
100 ml refrigerante de laranja

Em um copo longo macere o hortelã com o Cynar e o limão.
Complete com gelo, finalize com o refrigerante de laranja e mexa levemente.
Por fim, decore com ramo de hortelã.

Mês da Diversidade no Bar

O Mixology News realiza em 2021 o Mês da Diversidade no Bar para informar e valorizar a diversidade de bartenders durante o mês do Orgulho LGBTQIA+.

A campanha traz diversas entrevistas com bartenders no portal, lives diárias com influenciadores e autoridades na causa no instagram e um webinar no youtube com bartenders.

Idealizado pelo Mixology News em parceria com o bartender Thomas Souza e com apoio de Cointreau, o licor de laranja mais famoso do mundo, produzido na França e importado pela Interfood Importação.

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