Boas referências ou diferentes opiniões são importantes na formação de qualquer profissional na área de bar e isto ajuda no crescimento  da categoria e amplia a visão para novos e velhos assuntos da coquetelaria.

Depois de acompanhar os indicados ao prêmio de melhor conteúdo online do ano do Tales of the Cocktail, o chefe de bar do Agulha, em Porto Alegre Marcelo Pereira, resolveu nos sugerir um post com os maiores veículos online nacionais de divulgação da cultura de coquetelaria e bar.

Ao invés de fazermos por aqui, devolvemos pra ele com um: “Ué, vamos fazer juntos e divulgar!”

Então, aproveite esse compilado de informações feita com carinho por nós e siga atento às novidades durante essa quarentena que um dia terá fim. Assim, voltaremos melhores e mais fortes aos bares de todo o país.

E no Brasil?

Nunca se criou tanto conteúdo como neste ano, enxurrada de vídeos e lives, para isso fizemos compilado de produtores de Conteúdo do Brasil que auxiliam na pesquisa e referência para profissionais de bar.
.

Sobre Bar e Coquetelaria

Mixology News 

Além do Mixology News que você não precisa acessar porque já está aqui ;-), existem uma dezena de sites e conteúdos de bar que você pode aprender diariamente sobre a vida de bar. Olha só!

O Bar Virtual

Tem sua primeira postagem em formato de blog em 2010, idealizado pelo bartender e consultor Rodolfo Bob e hoje conta com parceiros como o fotógrafo Tales Hideki e o jornalista Sérgio Crusco.

Acesse OBarVirtual aqui
.

Clube Do Barman

Desde 2016 Portal Educacional da Pernod Ricard que conta com colaborações com vários nomes da multinacional de bebidas, como seu time de mixologistas entre eles Rafael Mariachi.

Acesse o Clube do Barman aqui
.

Difford’s Guide

Portal criado em 2001, originalmente escrito por Simon Difford, hoje tem sua versão em português traduzida pelo editor Marcelo Sant’Iago e também produz conteúdo nacional.

Acesse o Diffords Guide aqui 
.

Balcão do Giba

Colunista do Paladar, caderno de gastronomia do jornal Estadão, Gilberto Amendola escreve crônicas e indica bares e drinques.

Acesse o Balcão do Giba aqui
.

Bartending Notes 

Criado em 2012 pelo bartender mineiro Thiago Barbosa, possui receitas e estudos de drinques clássicos e contemporâneos.

Acesse o Bartending Notes aqui
.

O Cão Engarrafado

O Cão Engarrafado é escrito por Maurício Porto, que após uma viagem à Escócia, onde conheceu diversas destilarias e aprendeu um pouco sobre o processo de fabricação de whisky, criou interesse pela bebida.

Acesse O Cão Engarrafado aqui
.

Dringue

O Dringue teve sua primeira postagem no ano de 2015 e tem como fundadores e colunistas Cristina Ramalho e Sérgio Crusco, que também colabora com O Bar Virtual.

Acesse o Dringue aqui
.

César Adames Site

Um dos primeiros veículos virtuais autorais do Brasil, é capitaneado pelo especialista em bebidas e charutos César Adames e traz uma coletânea de novos produtos lançados pelo mercado.

Acesse o site Cesar Adames aqui
.

Canais no Youtube e Podcasts

Cocktail Channel

Criado pelo bartender chileno Ricardo Puma Fuenzalida, o canal no youtube ensina receitas e traz entrevistas com profissionais da área de bar do Brasil como do mundo inteiro.

Acesse o canal Cocktail Channel aqui
.

Atrás do Balcão

O projeto idealizado pelo bartender Tom Oliveira, mostra o dia a dia do bartender em suas andanças pelos bares, mercados e eventos na sua atual cidade, Florianópolis.

Acesse o canal Atrás do Balcão aqui
.

BarTalks Podcast

BarTalks se tornou nos últimos meses a voz do bartender brasileiro. Uma realização do portal Mixology News, é o primeiro podcast brasileiro pensado exclusivamente para todos os amantes de bar, coquetelaria e boas bebidas e traz até agora 17 entrevistas históricas com personalidade como Mestre Derivan, Spencer Amereno, Alexandre Dagostino entre outros.

Acesse o canal BarTalks aqui
.

BarPocalipse

Novato no cenário, foi criado neste momento da quarentena pelo bartender Lucas Vieira que convida profissionais do setor de bebidas para um bate-papo.

Acesse o canal BarPocalipse aqui
.

Sobre a cachaça

Molhando a Palavra

Canal no youtube criado pelo bartender Laércio ‘Zulu’ Silva que explica a cachaça e sua utilização na coquetelaria e traz uma série de personalidades do mercado de bebidas ligadas ao mercado da cachaça.

Acesse o canal Molhando a Palavra aqui
.

Mapa da Cachaça

Criado em 2009 por Eduardo Martins, Felipe Jannuzzi e Gabriela Barreto com objetivo de mapear as cachaçass, alambiques e todas as histórias do Brasil.

Acesse o Mapa da Cachaça aqui
.

Devotos da Cachaça

A origem do site foi o blog Devotos da Cachaça, o primeiro espaço dedicado à bebida nacional brasileira em grandes jornais do país, hospedado por três anos no portal do jornal O DIA e tem como editor Dirley Fernandes.

Acesse o Devotos da Cachaça aqui
.

RS no Alambique

É um blog que nasceu em 2017, criado por Antonio Silvio Hendges fala sobre cachaças e bebidas do Rio Grande do Sul.

Acesse o RS no Alambique aqui

Indígenas Brasileiros

Um trabalho primoroso de pesquisa da cultura etílica dos povos indígenas brasileiros, realizado pelo estudioso e fundador do cauim Tiakau, que será lançado em breve no país.

Acesse o Indígenas Brasileiros aqui

 

.

.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!