Saiba como filtrar sua bebida com apenas 1 centavo!
O Filtro de 01 Centavo é uma maneira simples, fácil e barata de coar infusões.
Se você já fez ingredientes em casa ou no bar, sejam infusões, tinturas, bitters ou vermutes, sabe que a filtragem é um dos passos mais críticos e que consome tempo de todo o processo.
Neste post quero dividir com vocês uma maneira eficiente e muito barata de se filtrar infusões e bitters que apelidamos carinhosamente de Filtro de o1 Centavo. Esse método pode parecer bom demais pra ser verdade, ma se você der uma olhadinha nas fotos no final do post, vai ver que ele realmente funciona.
O FILTRO DE 01 CENTAVO É MELHOR QUE OS OUTROS?!
Filtros de café, panos de queijo ou até mesmo chinois finos são as soluções mais usadas para coar ingredientes caseiros e podem ser efetivos em muitas ocasiões. Porém, na realidade, nenhum método de filtragem é 100% eficiente em todos os casos. Filtros de papel tendem a entupir rapidamente e os chinois e panos de queijo deixam passar as partículas mais finas.
A escolha do processo de filtragem para um ingrediente deve levar em consideração o tamanho das partículas que você precisa coar, a concentração, a viscosidade e a quantidade de líquido além do tempo e investimento que se está disposto a fazer. Normalmente, são necessárias várias passagens por filtros de gramaturas ou permeabilidades diferentes para atingir resultados perfeitos, mesmo se usarmos filtros caros como os de laboratório.
O Filtro de 01 Centavo é ideal para limpar infusões que possuem grande concentração de sólidos e viscosidade não muito alta. Os resultados são consideráveis, levando em conta o baixíssimo investimento. Você ainda pode combinar essa técnica com outros métodos: após a filtragem de um centavo o líquido passará por um filtro de papel com muito mais facilidade, obtendo assim resultados ainda melhores. Com o Filtro de 01 Centavo você vai conseguir graus de pureza semelhantes a esses aqui abaixo.
COMO FUNCIONA O FILTRO DE 01 CENTAVO?
O princípio de filtragem é simples, intuitivo e muito utilizado em várias aplicações, como na fabricação de cervejas artesanais, por exemplo. Esse filtro utiliza as partículas grossas, maiores e mais pesadas da sua infusão, para coar as partículas mais finas e mais difíceis de separar. Sendo assim, ele pode não ser o ideal para filtrar infusões que tenham apenas partículas muito finas ou que tenham todos os grãos do mesmo tamanho.
Observe como as partículas maiores vão para o fundo de uma infusão. Este é nosso trunfo para essa coagem. Usamos a diferença de densidade dos sólidos, fazendo com que as partículas menores tenham que passar pelas maiores durante a coagem.
As partículas menores são as que mais entopem filtros. Porém, ao ficarem presas nas partículas maiores, este entupimento é reduzido consideravelmente.
CONSTRUINDO O FILTRO DE 01 CENTAVO
Você vai precisar de: uma garrafa pet vazia e tampas, algodão, alguns potes para as infusões, tesoura e algo para furar as tampas (neste caso usamos uma chave de fenda Phillips). Acompanhe as imagens respectivas para o passo a passo.
1º Passo: corte o fundo da garrafa pet. Garrafas com o pescoço comprido e fino são mais interessantes, pois formam uma coluna de sólidos maior próxima ao bico da garrafa.
2º Passo: coloque uma pequena bola de algodão pouco compactada no bico da garrafa. A bola que colocamos para a foto é maior do que você realmente precisa. Lembre-se, o principal agente que vai coar sua infusão não é o algodão, mas sim as próprias partículas da sua infusão. Apenas após alguns testes você descobrirá qual quantidade de algodão funcionará melhor para suas aplicações.
3º Passo: faça alguns furos na lateral das tampas. Evite furar o fundo das tampas. O ideal é furar suas laterais na última voltinha da rosca. Assim, você poderá parar o fluxo do líquido rosqueando-a até o fim, caso necessário. Não se esqueça de testar sua tampa com água antes do primeiro uso. Se a vedação não estiver boa, fure outra tampa.
4º Passo: apoie o seu filtro e prepare um recipiente para receber o líquido.Usamos um apoio de laboratório, mas você pode usar a própria borda do pote que receberá o líquido coado para apoiar seu filtro. Certifique-se que a tampinha está bem rosqueada na garrafa até o fim antes de começar.
5º Passo: vire sua infusão, incluindo o máximo possível dos sólidos no filtro ainda tampado e misture bem.
6º Passo: espere alguns minutos para que as partículas se acomodem.
7º Passo: abra lentamente a tampa e acompanhe a filtragem do líquido.
Caso saiam algumas partículas sólidas no início da filtragem, simplesmente despeje o líquido já filtrado de volta na garrafa. Isso pode acontecer, pois algumas partículas pequenas estavam perto do bico e passaram pelo algodão.
Ao final da filtragem você pode espremer um pouco os sólidos para tentar extrair ainda mais líquido, porém aconselho que faça isso em outro recipiente. Certamente algumas partículas vão passar pelo filtro, podendo sujar o líquido já filtrado.
RESULTADOS
Para testar nossa filtragem usando o filtro de algodão vamos submeter a infusão a outras filtragens mais rigorosas. Duas partes da amostra serão filtradas em um filtro de laboratório a vácuo com papel. A primeira passará por um papel de 80g/m2. Na segunda, além do filtro de 80g/m2, será usado um filtro bem fino de 250g/m2.
Comparando os resultados:
Esquerda: filtro de algodão. Centro: algodão + filtro 80g/m2. Direita: algodão + 80g/m2 + 250g/m2.
Vemos que a amostra filtrada apenas no algodão é notavelmente mais turva que as demais, porém, após alguns minutos, as partículas irão sedimentar no fundo, deixanado a amostra do algodão bem menos turva.
Considerando o alto investimento envolvido em sistemas de filtragem mais sofisticados, os resultados do nosso Filtro de o1 Centavo são realmente muito bons.
Veja, por exemplo, a comparação de nossa filtragem de algodão com a filtragem de um bitter comercial largamente difundido:
As cores da foto foram ajustadas para facilitar a visualização dos sedimentos:Esquerda: nossa infusão filtrada no algodão. Direita: Bittermens Xchocolatl Mole.
O bitter da Bittermens apresenta muito mais sedimentos que a nossa filtragem DIY (Do It Yourself), que custou apenas centavos.
Vemos ainda que a quantidade de sedimento acumulada nos filtros é bem pequena:A passagem por um filtro mais rústico, como a que acabamos de fazer, ajuda muito, mesmo que sejam usados “filtros de polimento” depois. Passar amostras como estas diretamente em filtros finos é realmente impossível.
Todas as imagens foram produzidas pela Mixing Bar, de Minas Gerais!
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!