Retrospectiva 2017
Saiba o que aconteceu de mais importante pelas lentes do Mixology News
2017 foi um ano e tanto!
Quantas novidades aconteceram no mercado de bebidas e na comunidade de bartenders!
Muitos bares importantes abriram, ganharam notoriedade, bartenders despontaram, produtos incríveis foram lançados, novas marcas chegaram ao Brasil.
Vamos acompanhar alguns dos temas que mais estiveram em destaque no Mixology News no ano de 2017.
Não podemos mais cruzar os braços para algo vemos algo acontecendo em nossa frente e fingimos não ser conosco. É preciso falar sobre #AssedioNoBar cada vez mais.
Nós preparamos uma série de posts que podem ser lidos aqui.
Bebida típica do Maranhão, em torno de apenas cinco a sete municípios ainda produzem esta bebida.
A Tiquira é feita através da destilação de mandioca e adição de folhas de tangerina.
Saiba tudo sobre ela no post Tiquira, o destilado maranhense.
Para comemorar o mês de aniversário de uma década do Mixology News, a Zulu Bitters criou um blend exclusivo de bitters aromático. São apenas 100 unidades de uma edição limitada que de acordo com o seu criador Laercio Zulu “foram pensadas como representação das características da coquetelaria brasileira”.
Zulu Bitters é a primeira marca de bitters com corpo e alma brasileira, fundada em 2010. Ela traz raízes baianas, é crescida em São Paulo e foi lapidada ao redor do mundo.
Parabéns para o Frank Bar, melhor colocado, em 66º lugar, seguido de Guilhotina, em 73º na lista e do SubAstor,
Esperamos que 2018 nos reserva novas surpresas, com mais bares brasileiros entrando na lista e os atuais assumindo ainda mais colocações.
De quebra, foi possível conhecer um pouco dos bares que eles trabalham e saiba porque beber um coquetel desta seleção de bartenders é quase que uma obrigação para o seu próximo ano.
Percebemos que muitos leitores seguiram nossa dica e experimentaram nossas sugestões! Que venha 2018!
No dia Mundial da Àgua, 22 de março, a Bacardi, maior empresa privada do mundo, resolver anunciar que não mais iria utilizar canudos em nenhuma das suas receitas, treinamentos, estratégias de marketing e eventos em todo o planeta. Isso é parte de uma campanha global da empresa chamada “Good Spirited: Building a Susteinable Future”. que busca reduzir o lixo produzido e melhor utilizar os recursos da empresa.
Diariamente, 500.000 unidades de canudos são consumidas nos EUA e mais de 6 bilhões de canudos já foram retirados das praias durante as campanhas de limpeza que ocorrem anualmente em diversos locais. A previsão é que em 15 anos haja mais canudos de plástico no oceano do que vida marinha.
Por isso o Moonshine veio quebrar esse tabú. Moonshine é um whiskey transparente produzido nos Estados Unidos, feito geralmente de milho e historicamente com alta graduação alcoólica.
É uma bebida totalmente ligada à história da Lei Seca Americana, período onde o consumo alcoólico era proibido e as técnicas de fermentação e destilação eram bem arcaicas.
Com a crescente da cultura de coquetelaria tiki, se torna mais do que necessário que a gente fale sobre os ingredientes que compõe os coquetéis caribenhos e dão personalidade sensorial à eles.
É o caso do Orgeat, xarope à base de amêndoas e um toque de flor de laranjeira.
Talvez nem os próprios bartenders citados tinham a noção de quantos bares foram abertos nos últimos três anos com sócios que atuavam nos balcões.
Esse é um sinal típico de evolução do mercado de bares e restaurantes e por isso temos que comemorar.
Agora é pensar nos próximos passos que estão por vir.
A informação de que um time de bartenders de primeira linha iriam juntos reabrir um dos bares mais icônicos do país foi uma surpresa para muitos!
Conheça mais sobre o projeto do Coletivo Brasil de Bartenders aqui!
Esse ano o Mixology News, apresentou em primeira mão o projeto Horóscopo dos Drinques, desenvolvido por Thiago Ceccotti, bartender do DUB Maletta em parceria com a fotógrafa Bárbara Kaucher, ambos de Belo Horizonte, Minas Gerais.
A divertida tentativa de descobrir quais são os drinques que cada signo mais se assemelha, baseado nas características do zodíaco deu o que falar!
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!