Primeiro romance da bartender e escritora Alice Guedes, do Guarita Bar conta atribulada relação familiar

Alice Guedes é uma das grandes bartenders do Brasil atualmente. Mas poucas pessoas sabiam que além de ser expert na coquetelaria, Alice é também atriz e agora, escritora com livro publicado.

Oi, mãe, obra de estreia da escritora e atriz Alice Guimarães, é, como o próprio título sugere, um encontro. Um encontro com o passado e com uma atribulada – e dolorida – trajetória familiar. Transitando entre a memória e a ficção, é uma obra de rara profundidade, um romance de formação que muito pode ensinar sobre a vida.

Por enfrentar com coragem os meandros da memória, o livro traz uma narrativa não linear. Daí porque a forma tem algo de quebra-cabeça, de caleidoscópio, com personagens e épocas se encaixando para formar novas imagens a cada capítulo, resultando em um quadro geral comovente.

A narrativa de Alice Guimarães mostra como a arte e a literatura são fundamentais para se pensar a vivência humana, para se tentar dar sentido ao que parece não ter sentido, para se pensar os traumas da vida e os mistérios da mente.

Foram 15 anos escrevendo suas memórias até que chegou o dia em que se sentiu pronta para escrever a obra. “Do Rio, me ficaram as lembranças dos sons, da luz, o calor das praias de Ipanema e Arpoador. E também as lembranças da minha mãe, artista que expressava sua sensibilidade em belos desenhos a carvão. “Ficaram as marcas da nossa relação carinhosa, interrompida quando ela foi sequestrada pela esquizofrenia”, afirma Alice.

Segundo ela, “foram tempos difíceis, mas dessa vivência intensa e dolorosa ficaram muitas lições sobre amor, resistência e fragilidade humana”.

Em Oi, mãe, a escritora encontra equilíbrio entre a leveza e a dor, uma tentativa de explicar o inexplicável, mas também de celebrar a beleza das nossas vivências. “A escrita é, para mim, uma forma de mergulhar na memória e na alma, e é assim que busca compartilhar com os leitores um pedaço da minha história”, finaliza.

Para adquirir o livro “Oi, Mãe”, clique aqui

.
Quem é Alice Guedes?

Carioca, Alice Guedes teve em sua trajetória como bartender em sua terra natal passagens importante pelo Meza Bar e Nola. Especialista em destilados pela Wine & Spirit Education Trust (WSET) foi por duas vezes uma das dez melhores bartenders no Diageo World Class.

Após um período em Buenos Aires no Floreira Atlântico, voltou para o Brasil para compor o time do Guarita Bar e após uma década segue na casa como chefe de bar. Atualmente, é uma das sócias do Fechado, bar dos mesmos sócios do Guarita.

Aprenda a preparar o drink Ser-Tão Mulher, de Alice Guedes 

O livro é ilustrado pela paulistana Angelita Cardoso.Formada em história pela PUC-SP, estudou desenho, assim como diversas técnicas de ilustração, desenho, gravura, assim como aquarela e escultura.

Atualmente, trabalha e ministra aulas em seu ateliê em Florianópolis (SC). Além de exposições no Brasil, seus trabalhos também estão em exposições pela Europa em países como Portugal, Espanha, França e Alemanha.

Tulipa Editora

A Tulipa Editora faz parte do Grupo Casa de Letras, criado em 2011, que hoje já soma mais de 300 títulos. Entre obras didáticas e literárias que fazem parte de programas governamentais, como o PNBE e o PNLD. Hoje, a Casa de Letras busca promover o hábito de leitura, assim como promover o conhecimento.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!