Já ouviu falar da Absolut Grapevine? E do Marvin Gaye?
Absolut acaba de lançar um novo sabor! Oh, que novidade. Há algum tempo, me vejo dizer a mesma coisa, numa constante repetição do passado, mas vamos direto ao produto em sí, Absolut Grapevine.
Lançada nos EUA há mais ou menos uma semana, flavorizada com uvas, mamão e pitaya.
Garrafa linda, blogueiros e sites especializados vão cuidar da comunicação espontânea da marca. Absolut Grapevine CtrlC+CtrlV Absolut San Francisco.
Mas aí vem a pergunta……E dai?!
Muito mais do que falar desse e de outros produtos da marca, podemos falar apenas de Marvin Gaye.
Marvin Gaye se tornou um dos mais importantes músicos a revolucionar a história da música no último século. Lenda da extinta Motown Records, Gaye além de lançar mais de 30 discos, emplacou dezenas e dezenas de sucessos que lhe renderam fama nos vinte anos da sua carreira.
Porém, para poucos, ele é o conhecido cantor de What’s Going On, Let’s Get in On e Trouble Man, mas para a grande maioria, apenas o cantor de Sexual Healing.
Mas poucas pessoas se lembram do hit I Heard It Through the Grapevine, em 1968. Aliás, quer uma boa trilha para o fim desse artigo?
Ok, e o que Marvin Gaye tem a ver com Absolut Grapevine?!
Da mesma forma que poucos se lembram dessa música, poucos lembrarão desse sabor.
Desde que Pernod Ricard assumiu as rédeas desse fenômeno mundial, tem feito um grande trabalho, principalmente na venda e distribuição do produto, mas o que dizer da multiplicação dos sabores?
É visibilidade na prateleira, é interesse gerado pelo consumidor, é a ampliação de uma categoria?? Para mim, significa antes de tudo que a marca vem se distanciando da sua essência, o pioneirismo e inovação.
Não estamos sendo pessimista. Vamos aos números.
Em 2005, foram 3 rótulos. Em 2006, foram 4 rótulos. Em 2007, mais 5 rótulos. Em 2008, 4 rótulos. Pausa aqui, Pernod adquire Absolut. Voltemos. Em 2009, foram 5 lançamentos. Em 2010, foram 14 lançamentos. Em 2011, foram 14 lançamentos. Fecha a conta. 49 rótulos em 5 anos. Média aproximada de 10 rótulos por ano. Eis a repetição do inusitado.
Em 2011, tivemos mais de um lançamento por mês, o que faz com que o consumidor, ao invés flertar a marca, começar um namoro com o sabor e ser conquistado pela versatilidade da bebida simplesmente se desfaça do encanto na primeira dose. Saudades de quando esperavamos meses para provar um novo sabor como Absolut Peppar.
Atualmente, se formos comparar vodka com vodka, é preciso assumir que o mundo mudou.
Então, o que a gente espera em breve é ver a marca se reposicionando como ícone de inovação do mercado, com idéias vanguardistas, desbravando a cabeça do consumidor e guiando o mercado de vodkas para um caminho ainda não explorado.
Porque como Marvin disse, Ain’t No Mountain High Enough.
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