Aprenda quais são as principais diferenças entre os ingredientes Cordial e Licor, termos conhecidos na coquetelaria.
Discussão comum para os amantes da boa coquetelaria. Existe alguma diferença real entre os termos técnicos Cordial e Licor? Se existe, pelo amor, alguém explica pra gente?!
Na verdade não. Eles são na essência a mesmíssima coisa que, de acordo com a região ou a cultura local onde ele é preparado e divulgado é chamado de um jeito ou de outro.
Basicamente, um licor – ou cordial – nada mais é do que um destilado com adição de açúcar, aromas, sabores e corantes que determinam sua natureza de acordo com a matéria prima utilizada.
Ainda que as pessoas usem muitas vezes o termo “Cordial” para se referir a um licor frutado com maior concentração de açúcar (não necessariamente menos álcool), as palavras “Licor” e “Cordial” tem essencialmente a mesma função e finalidade.
Algumas referências internacionais indicam que para ser um licor ou um cordial é preciso ter pelo menos 2,5% de açúcar na composição porém, o que vale no Brasil são as nossas leis.
A Legislação Brasileira no Decreto 6871 de 2009 – Art. 67 garante que:
“Licor é a bebida com graduação alcoólica de quinze a cinqüenta e quatro por cento em volume, a vinte graus Celsius, com percentual de açúcar superior a trinta gramas por litro”.
Já o mesmo decreto não define nenhuma informação relevante para o termo Cordial na Legislação Brasileira.
Ou seja,tanto Licor quanto Cordial são bebidas irmãs gêmeas.
De acordo com o “The Bartender’s Bible” livro do mestre Gaz Regan:
“É uma questão de geografia. Nos EUA, o que se consome após as refeições, no after-dinner, é um licor mais adocicado, ou seja, um cordial. Eu reparei que as bebidas mais doces, no estilo sobremesa (chocolate, café e licores cremosos) são levemente mais propensos a serem rotulados como “Cordials” se comparado com outras opções frutadas ou herbais.”Porém no Reino Unido “Cordial” tem outra conotação. Lá é utilizado para definir um xarope ou uma bebida muito adocicada e não alcoólica, como por exemplo o Lime’s Cordial (Cordial de Limão).
No Brasil, diversos bartenders entendem Cordial como o termo para especificar licores com baixa graduação alcoólica. Em outras palavras, nessa visão um Cordial sempre será um licor, mas um licor nem sempre será um Cordial.
O Lime’s Cordial é um substituto não alcoólico para o suco de limão.
É mais parecido com um simple syrup (xarope simples ou xarope 1:1), mas recebe a adição de outros ingredientes. Receitas clássicas como o Gimlet fazem uso do Lime’s Cordial.
De quebra, você pode aprender uma receita fácil de Lime’s Cordial para testar nos seus drinks.
Lime’s Cordial
350 ml de água mineral
180ml de suco de limão siciliano fresco
200 g de açúcar refinado
6 g de ácido cítrico
2,5 g de ácido tartárico
Casca de 3 limões sicilianos cortados em pedaços
1 – Misture os ácidos e o açúcar.
2 – Coloque a água para ferver e acrescente a mistura do açúcar.
3 – Mexa bastante até o açúcar dissolver
4 – Desligue o fogo e adicione o suco de limão e as cascas dos limões
5 – Passe para um recipiente apropriado e deixe resfriar naturalmente.
6 – Em temperatura ambiente, coloque na geladeira e deixe virar a noite.
7 – No dia seguinte, coe as cascas de limão e qualquer sedimento.
8 – Guarde refrigerado por até 15 dias.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!