Aprenda a preparar o Corpse Reviver #2 para combater a ressaca.
Na época em que coquetéis eram tomados como tônicos revigorantes, os Corpse Reviver eram uma opção para curar a ressaca e preparar-se para mais um dia. O conceito de Corpse Reviver surge no início do século 20 como coquetéis para rebater a ressaca.
A versão mais famosa destes coquetéis é o Corpse Reviver#2 de Harry Craddock. No seu livro Savoy Cocktail Book, Craddock alerta sobre este “tônico”: “Quatro destes tomados em rápida sucessão irão desreviver o corpo novamente.”
Ainda que este coquetel não tenha propriedades medicinais podemos afirmar que é um excelente clássico, com sabor cítrico, perfumado e com um teor alcoólico relativamente baixo. A receita original deste coquetel pede pelo vinho aromatizado Kina Lillet, também utilizado no famoso Vesper Martini.
Este estilo de vinho aperitivo (os Quinquinas) diferencia-se do vermute por ter como agente de amargor o quinino, botânico que também dá amargor à água tônica. Contudo, a empresa Lillet não comercializa mais a sua versão Kina, embora continue produzindo aperitivos no estilo quinquina. O Lillet Blanc é dito ser menos doce e menos amargo que a versão Kina.Diferenças à parte, o coquetel perde pouco em sua elegância devido a este fato e, embora muitos bartenders prefiram pelo uso de outros vinhos aperitivos, como o Cocchi Americano ou vermutes secos, o amargor e frescor vindo deste ingrediente é um dos grandes diferenciais deste Drinque do Baú. O coquetel, feito em partes iguais, utiliza também gim, triple sec (licor tradicional de casca de laranjas) e suco de limão siciliano. Ele é servido com um toque de absinto.
Como é feito um bom Absinto? Saiba aqui
É um coquetel seco e cítrico, uma versão super aromática de um White Lady, devido à baixa quantidade de Gim é também um coquetel com menor teor alcoólico e excelente como aperitivo. O toque de absinto é outra grande adição, trazendo uma nova camada de amargor e frescor e integrando os botânicos do gim e do Lillet. Apresento agora uma receita com medidas para este delicioso clássico esquecido.
30 ml de gim
30 ml de Lillet (ou outro vinho aperitivo)
30 ml de triple sec
30 ml de suco de limão siciliano
5 gotas de absinto
Bata todos os ingredientes com gelo e sirva com coagem dupla em taça resfriada. Decorar com casca de limão siciliano.
Lembre-se que “Quatro destes tomados em rápida sucessão irão desreviver o corpo novamente.”
Compartilhe o seu coquetel com a tag #DrinqueDoBau e deixe seu comentário abaixo.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!