Conheça a bela história do Canjinjin, bebida típica brasileira

Vila Bela da Santíssima Trindade é um dos municípios turísticos do estado do Mato Grosso, além de ser responsável pela criação e tradição de uma das bebidas regionais brasileiras de menor repercussão, o Canjinjin.

A riqueza do solo fez com que os portugueses povoassem logo a região, explorando seus minerais e dando à Vila status de primeira capital de Mato Grosso.

Porém, com a dificuldade de povoar a região, por conta da distância, das doenças e falta de rotas comerciais, logo a capital foi transferida para Cuiabá, na época um novo e importante centro comercial do estado, que dista 525 quilômetros da Vila. Os moradores abandonaram ali casas, comércio e seus escravos para trás.

Na mescla dos escravos negros com os índios bolivianos e mestiços surge o povoado de Vila Bela da Santíssima Trindade, hoje com aproximadamente quinze mil habitantes.

A típica Dança do Congo ou Congada, originária da África foi incorporada pela cultura local, assim como a Dança do Chorado é uma manifestação remanescente da época da escravidão, que pretendia amenizar o castigo das senzalas, dos troncos e do ferro quente na pele que seus esposos eram submetidos. As duas são apresentadas na festa de São Benedito em julho. O Canjinjin é uma herança cultural desse povoado centenário e tem na sua produção artesanal o maior trunfo.

O nome Canjinjin é uma bela homenagem ao príncipe africano Kangingin, filho do rei do Congo.

Canjinjin é uma bebida de origem africana à base de aguardente, mel de abelha, gengibre, cravo, canela, erva doce, raizes e outros “ingredientes secretos” que eles não contam de maneira alguma.

Eu tive o prazer de ganhar uma garrafa e posso comprovar que é um licor rico, saboroso e perfumado.

 

Equilibrado na doçura e nas notas aromáticas, proveniente da mistura das ervas e especiarias.

Dizem que o Canjinjin possui poderes afrodisiacos, mas até aí, vamos combinar, quantas bebidas não sugerem isso, não é?

Lembram do vinho com sangue de cobra ou do energético com feromônios?

Hoje o Canjinjin é produzido apenas pela Cooperbela, uma cooperativa de cinquenta mulheres da região que são acompanhadas pelo Sebrae.

Para comprar, entre em contato com a Cooperbela – Cooperativa de Vila Bela da Santíssima Trindade — (65) 9614-1604/1019

Quer saber mais sobre bebidas típicas brasileiras e ingredientes regionais? Conheça a Tiquira.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!