O Treacle é uma versão suave e deliciosa de um Old Fashioned é um drinque do baú um tanto recente
Criado na década de oitenta pelo lendário Dick Bradsell o Treacle é um coquetel que carrega o DNA de um clássico e faz homenagem à coquetelaria pré-proibição.
Dick Bradsell é figura lendária da coquetelaria britânica e infelizmente faleceu recentemente, esta é nossa homenagem ao seu legado.
Fã e seguidor dos ensinamentos de David Embury, Bradsell foi o precursor do uso de técnicas corretas no preparo de coquetéis, como o seu Old Fashioned demoradamente mexido.
Introdução do uso de frutas frescas e da peneira de chá na coagem de coquetéis, método importantéssimo para o surgimento dos Fruit Martinis da década de 90.
Além disso é o inventor de diversos clássicos modernos, como o Bramble e o Espresso Martini. Seus coquetéis simples e com o equilíbrio perfeito de sabores são verdadeiras aulas de coquetelaria!
A beleza do Treacle está na elegante maneira de complementar sabores do destilado base e suavizar o sabor alcóolico de um clássico de maneira elegante.
O nome Treacle vem do sabor do coquetel que lembra muito o sabor de melaço de cana do tradicional xarope britânico de mesmo nome.
De maneira simple, o Treacle nada mais é do que um Old Fashioned de rum finalizado com suco de maçã. Contudo, a finesse deste coquetel é algo impressionante. A combinação de rum com especiarias e maçã é famosa, logo nada mais justo do que juntar estes sabores em um único copo.
Um coquetel que se beneficiaria muito do toque suave, frutado e aveludado do suco de maçã é o Old Fashioned, que apesar do seu sabor agradável tem uma sensação muito alcóolica para algumas pessoas.
Por sua simplicidade é de extrema importância que utilize-se ingredientes de alta qualidade. Seu rum envelhecido favorito deve ser combinado com um suco de maçã à altura.
Dick utilizava nos seus Treacles suco de maçã clarificado, contudo eu prefiro a textura e suavidade que vêm junto com um suco somente coado. Sinta-se a vontade para provar ambas versões.
Apresento agora uma receita com medidas para este delicioso clássico moderno, porém esquecido.
Treacle
60 ml de rum envelhecido
10 ml de xarope de açúcar
25 ml de suco de maçã
2 dashes de Angostura
Em um copo baixo adicione o xarope e o bitter com alguns cubos de gelo, mexa com uma colher de bar, adicione metade da dose de rum mais alguns cubos de gelo e mexa novamente, adicione o resto do rum, mais gelo e mexa novamente, finalize com o suco de maçã.
Decore com uma casca de laranja.
Então corra logo para a coqueteleira mais próxima, tome um Treacle e compartilhe o seu drinque do baú com o seu bartender favorito!
Não se esqueça de atentar-se ás referências e influências de Bradsell no trabalho realizado pelos bartender atuais e aproveite para assistir ao espetáculo que é um coquetel em criação!
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!