Desde 1945 em Blumenau, a tradição alemã se uniu à alma brasileira em um legado de mais de 30 licores, bitters, vermutes e amaro.
No mundo da coquetelaria, a gente aprende cedo: um bom gole carrega mais do que sabor. Carrega memória, identidade e inovação. É por isso que certas marcas conquistam espaço não só na prateleira, mas na confiança de bartenders e mixologistas por onde passa.
A Schluck Licores é uma dessas. Nascida na Vila Itoupava, pequeno distrito de Blumenau (SC), cidade marcada pela tradição germânica e pela excelência artesanal, a marca carrega o peso da história e o frescor da inovação — tudo engarrafado com autenticidade e máximo cuidado.
Desde 1945, Mário Manzke, fundador da companhia, construiu seu portfólio com uma missão clara: combinar os mais nobres ingredientes com os melhores processos artesanais e conhecimento técnico e misturar a tradição alemã com a tropicalidade.A partir de 2002, a companhia Vila Serrana lança a Schluck com o propósito de elevar a coquetelaria brasileira com produtos de qualidade, honestos e criativos. Hoje, são mais de 30 rótulos entre licores cremosos e não cremosos, bitters e vermutes e amaro — cada um com identidade própria e pensado para entregar mais do que sabor: entregar versatilidade, qualidade e inovação. A alma da Schluck está nos detalhes.
Mas por que Schluck?
Schluck em alemão significa gole, dar um gole. E a pronúncia é mais fácil do que parece. “sh-luk”, com “ch” sendo pronunciado como “x” em “xícara” e o “u” sendo curto, como em “book”.
Inovação como pilar das decisões
O Licor de Café Cold Brew valoriza o café Catuaí Vermelho produzido no Sítio Santa Rita, na Serra do Caparaó com a qualidade de torra da Soul Cafés, de Blumenau. O Triple Sec de Laranja é profundo, seco e cítrico a partir do uso completo das laranjas bahia, casca e sumo, assim como um bom clássico pede.
Já o Licor de Mel de Bracatinga, típico das áreas de araucária de SC, traz um amadeirado intenso e complexo, é uma ode à abundante biodiversidade brasileira e à inventividade da marca.
Sem falar no Vermute Rosso maturado em amburana, que traduz a assinatura de vermutes da tradição alemã com base em vinhos típicos da serra catarinense com uma complexidade sensorial da madeira brasileira que se traduz em notas de vínicas, aroma de frutas vermelhas, baunilha e tabaco.
E essas garrafas maravilhosas?
Mas não é só o portfólio de bebidas que chama atenção. As garrafas são assinadas e produzidas exclusivamente para a Schluck. Inspirada no Brutalismo, movimento arquitetônico alemão que propõe uma visão mais otimista a partir o uso de objetos simples como o concreto, a fim de construir formas intrigantes ou inovadoras.
Em seus dois modelos de garrafas, seja transparente ou jateadas, elas carregam cravadas em seu vidro as marcas do que é importante para a companhia: Herança, Tradição e Orgulho de ser brasileira.
Soluções para a coquetelaria
Com 34 produtos disponíveis na coquetelaria, a Schluck se torna uma grande solucionadora para a mixologia. Produtos que elevam e respeitam os fundamentos da coquetelaria clássica, mas também incentivam a criação de novas pontes de sabor.
Oferecer destilados e licores para os bartenders que conheçam a diferença entre um produto de alta qualidade e um mais simples, que conhece a estrutura da coquetelaria clássica como um Penicillin ou de um Manhattan, mas também que quer ousar com ingredientes locais, explorar contrastesa.
E isso se reflete em cada rótulo. Do amargor e doçura característico do Red Bitter à cremosidade provocante do Chocolate Branco com Pistache, cada produto nasce para ocupar o centro da receita — e não ser apenas um coadjuvante.A Schluck entende que um bom licor não pode ser excessivamente doce ou artificial. Tem que ter presença. Tem que conversar com o destilado base, com o cítrico, com o gelo. Tem que fazer parte da estrutura de uma receita.
A Schluck é uma marca com território e comprova isso na escolha dos ingredientes. Seja na escolha da banana de região de Urubici, do café especial mineiro, da madeira típica de amburana, do lúpulo catarinense, dos vinhos locais, do Mel de Bracatinga, do doce de leite mineiro, do cacau alcalino usado nos licores, da cerveja Dünkel da Cervejaria Blumenau.
A Schluck é feita no Brasil e inspirada pelo Brasil. Sem perder a técnica, sem perder a sofisticação, a marca olha para a tradição com respeito e para o futuro com coragem.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!