Entenda como NIB evoluiu de uma pequena fabricante de bebidas alcoólicas para se tornar a maior referência em bitter aromático do país.

Com apenas dois anos de trajetória e mais de 50 mil garrafas de bitter aromático comercializadas anualmente, a empresa fundada por dois dos mais respeitados flair bartenders do Brasil consolidou-se como referência em inovação no setor de bebidas — e projeta novos passos estratégicos para o futuro próximo.

Com uma proposta ousada e sensível às demandas da comunidade de bartenders brasileira, a NIB apostou em um nicho até então quase estagnado — a categoria de bitters — tão pouco explorado pelas grandes multinacionais.

Presença marcante da dupla na coquetelaria desde os anos 2000

Diego Dillon e Pablo Moya se tornaram sócios da Flair Brasil em 2002, quando realizaram ainda nesse ano o primeiro campeonato de flair bartender e juntos produziram milhares de eventos em todo o país. Deste ninho despontaram muitos nomes conhecidos do mercado, como Sylas Rocha, Alexandre Varisano e Matheus Zandoná, entre tantos outros.

Entre 2005 a 2008 participaram de inúmeros campeonatos mundiais de flair bartender, o que rendeu à Diego Dillon o inédito primeiro lugar no campeonato mundial de Flair Bartender, conhecido como Road House World Flair 2005 além de se desdobrar entre cursos de coquetelaria e parcerias com grandes marcas de bebidas no Brasil.

Em 2011 inauguraram o NOH Bar, trazendo técnicas inovadoras e um estilo de coquetelaria à frente da sua época. Foi no NOH Bar que surgiu a primeira experiência engarrafada da marca, o NIB Drink, uma experiência eletrizante dentro de um shot de bebida à base de jambu e outras especiarias.

Em 2015 surge o FrigoBar Speakeasy, atualmente no bairro de Perdizes e junto com os bares a necessidade de seguir inovando em novos produtos da NIB Bebidas, a recém formada empresa de bebidas da dupla. A linha de gins – NIB Gin Pera, NIB Gin Ink e o NIB Gin Original (o primeiro gin do estilo New Western Dry no Brasil) – fez tanto sucesso que a após entregar o imóvel do NOH Bar a dupla resolveu mergulhar de cabeça na indústria de bebidas.

Olhos atentos na necessidade dos bartenders e na ruptura de mercado

Um pouco antes da pandemia ocorreu uma série de rupturas de estoque da principal marca de aromatic bitter do mundo e com isso, o aumento de preço de qualquer garrafa garimpada pelas cidades, o aumento abrupto do preço dos bitters e a enorme insatisfação da comunidade de bartenders com a sensação de estar de mãos atadas e nada poder fazer. Centenas de Old Fashioneds, Manhattans e Fitzgeralds deixaram de ser vendido por conta disso.

De olho na oportunidade, Diego e Pablo – que já testavam receitas artesanais há muitos anos – resolveram que era o momento de trazer mais uma categoria de bebidas para a companhia e surge NIB Bitter Aromatic.

“Foram meses e meses estudando bitters a fundo. Comprando todos os tipos de bitters possíveis, experimentando diariamente o perfil de sabor do nosso principal concorrente e assim doutrinando nosso paladar para compreender as sutilezas que o aromatic bitter possui. Então entramos na fase de compras insumos, testar, fazer tinturas, blendar, deixar macerando por meses e provar, provar, provar.” relata Pablo.

“O resultado final é um aromatic bitter no estilo clássico mas com identidade e ingredientes brasileiros, principalmente o café brasileiro de alta qualidade.” explica Diego.

Com o sucesso do NIB Aromatic nos bares, a linha cresceu — e o faturamento também.

Em 2024 a companhia lançou dois novos integrantes dessa jornada amarga pelo bom coquetel.

NIB Bitter Orange é produzido com Laranja Bahia e é indicado para drinks clássicos como o Bamboo, Coronation e Alaska e por fim o NIB Bitter Chocolat que traz um toque amadeirado e levemente tostado e pode cair como uma luva em inúmeras variações chocolatudas como Cacau Old Fashioned e Chocolat Espresso Martini.

Com a força de entrada do trio de bitters e a distribuição acelerada em diversas capitais do Brasil, NIB chega à casa de cinco mil garrafinhas vendidas por mês. Para Pablo Moya:“nosso crescimento contínuo nos garante que hoje somos a maior empresa de bitters em todo o país.”

A marca acredita que o mercado ainda tem grande potencial de crescimento — e que os bartenders estão apenas começando a explorar todas as possibilidades desse líquido precioso na coquetelaria.

Onde encontrar NIB Bitter na sua cidade?

O portfolio completo de NIB Bebidas está disponível para todo o Brasil no e-commerce da marca, além de distribuidores para bares e restaurantes de empórios e mercados do Sudeste e do Sul do país. A partir de 2025, NIB BItter passa a ser distribuído pela Casa Flora Importadora em todo o Brasil.

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