Aprenda a preparar o Victoria’s Blossom, drinque da curitibana Elen Souza

Poucas pessoas marcaram tanto a históriados costumes quanto a Rainha Vitória com seus 63 anos e 7 meses de reinado. Foi uma época de paz, a Pax Britannica, com grande prosperidade econômica para o Reino Unido. Durante a Era Vitoriana o sol nunca se punha no Império Britânico. Foi, inclusive, a primeira monarca britânica a receber título de Imperatriz da Índia, após a dissolução da Companhia das Índias Orientais.A Rainha Vitória assumiu a coroa aos 18 anos e, ao contrário do costume da época, casou-se por amor. Mas a influência maior de seu casamento e que ainda sobrevive até hoje são tradições que ela popularizou. Casou-se de branco, quando o comum eram as cores, usou véu, em um tempo que monarcas deveriam mostrar o rosto na cerimônia, decorou a igreja com flores. Em resumo, ditou costumes que persistem. Mas a viuvez precoce marcou um período de impopularidade, a Rainha se fechou e adotou o luto como vestimenta.

Para homenagear personalidade tão marcante, a bartender Elen Souza soube pinçar para seu drinque Vitoria’s Blossom ingredientes representativos da força dessa mulher. Optou pelo gim Bombay Sapphire, um London dry que também homenageia a Rainha Vitória em seu rótulo. Trouxe o xarope de cardamomo, em referência ao título de Imperatriz da Índia. Já o licor de jabuticaba, por ser uma fruta doce e preta simboliza a doçura e o luto que foram o casamento. Por fim, o limão siciliano serve para equilibrar e trazer um pouco de acidez ao coquetel.

A apresentação é numa taça coupé esbranquiçada, representando o vestido de noiva, a casca de limão deve ser coloca na borda da taça a alusão ao véu e duas borrifadas de flor de laranjeira para trazer o aroma da cerimônia de casamento.

A paranaense Elen Souza começou seu reinado nos balcão curitibano do Tiger Cocktails onde contou com Igor Bispo e Vinicius Kodama como tutores. Passou ainda pelo Tuna, Bobardi, C’La Vie e +55 Bar. Resolveu migrar para São Paulo meses atrás e em breve anunciará seu novo balcão e garante que sempre que tiver todos os ingredientes em mãos preparará o Vitoria’s Blossom para quem assim o pedir. Já quem estiver em Curitiba, precisa ir no Spirits Bar, onde o coquetel é servido pelas mãos do Nicolas Martins.

APRENDA A RECEITA

Vitoria’s Blossom

60 ml de gin Bombay Sapphire
10 ml de xarope de cardamomo
10 ml de suco de limão siciliano
3 ml de licor de jabuticaba
Casca de limão siciliano
2 sprays de água de laranjeira

Coloque todos os ingredientes em um mixing glass com cubos de gelo e mexa bem.
Coe para uma taça coupé previamente gelada. Finalize com casca de limão e de 2 sprays de água de laranjeira.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!