Aprenda a preparar o Spice Garden, drinque do bartender Marcello Gaya

Os temperos são definitivamente a alma da culinária e foi na busca por sabor no prato que os europeus cruzaram os mares com suas caravelas para chegar ao Extremo Oriente. Cristovão Colombo foi o primeiro que “se perdeu” e ao invés de achar uma nova rota para os sabores da Índia, encontrou mesmo o continente americano.

A jornada de Marcello Gaya foi certamente menos rústica do que a de Colombo, mas foi justamente por conta de suas busca por novos sabores para o copo que nasceu o Spice Garden. Trata-se de seu jardim de sabores originários de diversas partes do mundo.

Na base, uma vodka francesa saborizada com laranja, o toque aromático chega com um vermute Antica Formula, clássico italiano. O suco de toranja (ou grapefruit) é o sabor cítrico nascido em Barbados da mistura entre dois tipos de laranjas asiáticas. Novamente da França um xarope de 1883 de gingerbread, que no original é pain d’épices, ou pão de temperos. Por fim um xarope de baunilha, sabor versátil extraído das orquídeas nativas do Oceano Índico e muito cultivadas no México e América Central.

Ao longo da carreira, Marcello Gaya já passou por mais de 35 países. Sempre preparando drinques, falando de cachaça, coquetelaria e hospitalidade. Seu começo como bartender foi na Inglaterra, onde ficou por 4 anos e obteve formação na área. Em seu retorno ao Brasil foi chefe de bar do Sheraton Mofarrej e Bar des Arts, em seu balcão passaram celebridades do calibre de Madonna e Mick Jagger, dentre outros. Após um tour de 6 meses pela África, Ásia e Europa entre 2014 e 2015, recebeu o convite para entrar para o time da Cachaça Leblon onde ficou por 3 anos.

Nos campeonatos da ABB, foi campeão paulista técnico (2000, 2001 e 2002) e campeão brasileiro absoluto (2013). Pela International Bartenders Association (IBA) ficou empatado no primeiro lugar em dois mundiais (2003 e 2013). Foi ainda finalista no Absolut Creative Drinks e no Diageo World Class. Atualmente é possível encontrar Gaya ministrando cursos, treinamentos e conversa sobre hospitalidade e bebidas como embaixador de portfólio premium Bacardi.

A receita do Spice Garden foi uma criação exclusiva para o mundial do IBA na África do Sul em 2014. Então não espere encontrá-la no cardápio de nenhum bar. Uma receita para dar a volta ao mundo, entre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Spice Garden

50 ml de Grey Goose L´Orange
2,0 ml de Antica Formula
30 ml de suco de grapefruit
20 ml de 1883 Gingerbread
10 ml de Monin Baunilha

Em uma coqueteleira com gelo coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente. Faça dupla coagem para um copo baixo com gelo.
Decore com um ganso de laranja bahia e uma cereja.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!