Aprenda a preparar o Lampião, drinque do bartender André Soroko

Virgulino Ferreira da Silva foi artesão até os 21 anos de idade. Mas tudo mudou quando seu pai assassinado pela polícia a mando dos coronéis da região. No sertão nordestino do começo do século XX ou você abaixava a cabeça e se silencia ou ia buscar justiça com as próprias mãos. O jovem Virgulino tornou-se então bandoleiro, transformou-se em Lampião, rei do Cangaço.

Para homenagear esse homem forte e marcante, André Soroko criou seu drinque Lampião. A cachaça, tal e qual o homenageado traz a personalidade do coquetel. O amargor pela morte de seu pai é representado pela Fernet. Já o xarope de açúcar demerara é a releitura da tradicional rapadura. Para finalizar os ovos remetem ao modo de vida sitiante, tão comum no sertão.

André Soroko tem sobrenome tradicional no Baixo Augusta, sua família é proprietária da sorveteria tradicional que leva o mesmo nome. Mas André, ainda novo no ramo de bares, tem apenas 2 anos no segmento, período curto de muito estudo e muitos cursos. Mas antes de chegar aos balcões, formou-se em economia na PUC-SP e trabalhou como consultor empresarial em multinacionais.

De maneira literal, André e seus irmãos montaram o Soroko’s Bar ao longo dessa trajetória na coquetelaria. Colocaram a mão na massa para fazer praticamente tudo, banco, mesa, cadeira e balcão. O objetivo da empreitada é ser uma boa opção de drinques e petiscos.

Quem quiser fazer um brinde em homenagem a Lampião, é só chegar no Soroko’s Bar e tomar esse que é um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Lampião

50 ml de cachaça
22,5 ml de Fernet
15 ml de xarope de demerara 2:1
25 ml de clara de ovo pasteurizada

Em uma coqueteleira com gelo, coloque todos os ingredientes e bata sem gelo.
Na sequência, acrescente cubos de gelo e bata novamente. Coe para um copo baixo com cubos de gelo e finalize com pimenta branca por cima da espuma.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!