Conheça as receitas dos dois vencedores do AGCC Brasil 2020 que vão disputar a vaga na final global na House of Angostura

Gustavo Ferreira Costa e Gunter Sarfert são os dois vencedores do AGCC Brasil 2020!

As suas receitas, Wings e Hurra, respectivamente, serão apresentadas na final Latam realizada no dia 15 de outubro em Lima, Peru.

AGCC2020 é uma oportunidade para mixologistas, bartenders e amantes de drinques ao redor do mundo demonstrarem sua criatividade usando todos seus produtos disponíveis em cada mercado local, como os icônicos bitters Angostura Aromático e Angostura Orange, além do Amaro di Angostura e os runs Angostura.

O próximo passo é ser avaliado por um corpo de jurados internacional composto por diretores, embaixadores e bartenders de Angostura, que analisarão o quão preparado o bartender está para ser o próximo Embaixador Global na final latino-americana que será disputada no dia 15 de outubro em Lima, no Peru.

Uma das premiações para o novo campeão do AGCC 2020 é se tornar embaixador global da marca, assumindo o cargo hoje preenchido pelo neozeolandês Ray Letoa, vencedor da edição anterior.

1º Vencedor

Gustavo Ferreira Costa, consultor de bares de Juiz de Fora, Minas Gerais, já participou de alguns campeonatos e experimenta sua melhor colocação até agora neles.

Inspirado em um dos seus clássicos favoritos, o Dark and Stormy, à base de spiced rum e ginger ale, Gustavo desenvolveu o Wings como uma homenagem para a história do destilado caribenho e a sua primeira participação em campeonatos de runs.

Gustavo conta que quando recebeu email de confirmação da sua participação na final no Perú, demorou muito tempo para entender que era realidade. “Como eu sou do interior, e não é comum ver finalistas e campeões fora do eixo das grandes capitais, é muito gratificante para mim ser escolhido para essa etapa tão importante e meu foco será total em me tornar o próximo embaixador global de Angostura.

aprenda a receita

Wings

30 ml Amaro di Angostura
10 ml suco de limão
100 ml ginger ale
4 dashes Angostura Orange
2 dashes Angostura Aromatic Bitters

Coloque todos os ingredientes em um copo longo com cubos de gelo e mexa gentilmente. Perfume o copo com óleos da casca de laranja e finalize com um zest de laranja por cima do drinque e sirva sem canudo.

2º Vencedor

O segundo vencedor do Brasil vem da capital paulistana. Gunter Sarfert, consultor de bar do Caracol Bar, conquistou a vaga com seu drinque Hurra, criado em homenagem a uma rainha pirata da Andaluzia chamada Sayyda al Hurra. Neste drinque os principais ingredientes são o rum, o espírito dos piratas e o vermute jerez, da mesma região que a rainha dos piratas.

Gunter afirma ser fâ dos clássicos, com muita personalidade e sabor complexo, mas com poucos ingredientes. E ele acredita que com este coquetel, conseguiu chegar num sabor muito elegante, complexo e saboroso.

“Eu fiquei muito feliz com a notícia! Não sou exatamente um bartender, mas sempre tive um fascínio pelas bebidas e suas histórias… e já faz muito tempo que me dedico à coquetelaria. E sem a Angostura, a história da própria coquetelaria seria algo muito diferente. Só de ser escolhido por essa marca, pra participar da competição no Peru, é sensacional. E esse é um país que tem uma gastronomia fascinante. Estou bem curioso para saber o que os nossos hermanos aprontaram.

aprenda a receita

Hurra Cocktail

50 ml Angostura 5 anos
30 ml Sherry Vermouth
10 ml Dry Curaçao
10 ml Amaro di Angostura
2 dashes Angostura Orange Bitters

Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa bem até gelar o líquido. Em seguida, coe para uma taça coupé previamente gelada e finalize com 3 grãos de café.

Sobre a House of Angostura

A história da House of Angostura começou há quase 200 anos em 1824, quando o fundador Dr. Johann Siegert produziu pela primeira vez bitters aromáticos na cidade de Angostura, na Venezuela.

Reconhecidos ao longo dos séculos pela concessão de mandados reais de nomeação para as famílias reais da Grã-Bretanha, Prússia, Espanha e Suécia, os bitters aromáticos Angostura e os bitters de laranja Angostura são líderes mundiais de mercado, considerados ingredientes integrais em cocktails premium, e um esteio da cultura de coquetelaria.

A linha internacional de rum de Angostura, produzida na única destilaria de rum em Trinidad, inclui runs distintos e requintadamente misturados: Angostura 1787, Angostura 1919, Angostura 7Years, Angostura 5Years e Angostura White Oak, misturados por mestres com anos de experiência e treinamento em tradições originais usando fórmulas e técnicas bem guardadas.

O mais novo produto do portfólio, o premiado Amaro di Angostura, recebe a herança insuperável de Angostura como um dos melhores licores e runs.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!