O casal Vinicius Laurentino e Drika Souza faz homenagem à artista brasileira Tarsila do Amaral e traz para os coquetéis inspirações da década de 1920

Resultado de imagem para semana de arte modernaA Semana da Arte Moderna de 1922 é um marco histórico e cultural, pois grandes nomes das artes brasileiras se reuniram com intuito de promover uma nova visão do país e valorizar as ‘brasilidades’. 

Entre as promoções de artistas nacionais de peso como Villa-Lobos, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral, também foi promovida a cachaça como bebida oficial e dizem que a caipirinha ganhou popularidade nessa época.

É com inspiração no movimento do modernismo brasileiro, que o casal Vinicius Laurentino e Drika Souza abriram as portas do Tarsila Bar, uma casa super arborizada anexa ao restaurante Empório Capella, no bairro Itacorubi, em Florianópolis. 

O nome do bar é uma homenagem à artista  Tarsila do Amaral, pois quando ela morou em Paris na década de 20, levava cachaça escondida em frascos de perfume e fazia caipirinhas. Ela apresentou caipirinha para Pablo Picasso e vários outros artistas”, comenta Laurentino. 

O bar, que foi aberto em julho de 2018, é obra de um trabalho conjunto de Vinicius e a esposa, a Drika. Laurentino soma 12 anos de experiência como bartender e tem um vasto conhecimento sobre coquetéis clássicos, já Drika é da área da psicologia, porém com uma visão empreendedora. Juntos construíram o conceito do bar e a carta de coquetéis. O mais legal é que o Tarsila é meu e da minha esposa (sócia no amor e nos negócios), Não temos nenhum sócio! Ela criou o conceito e eu toda a operação e os drinques”, conta Laurentino empolgado sobre os negócios.

De acordo com Vinicius, a ideia de montar o Tarsila vem do desejo genuíno de entregar para o público uma coquetelaria de alto nível com inspiração na história e insumos brasileiros, vertente ainda pouco explorada na cena coqueteleira de Floripa. 

Apoiamos, acreditamos e usamos pequenas e locais marcas, tanto de destilados quanto demais insumos. Nós lançamos uma carta para cada estação, sempre valorizando a sazonalidade dos insumos regionais”, relata Vinicius. 

Na carta do Tarsila, todos os coquetéis são inspirados em artistas e obras da época da Semana de Arte Moderna, em que cada drinque acompanha um pequeno poema modernista. Com valorização de ingredientes nacionais, claro que não poderia faltar no menu a cachaça, que aparece como protagonista em diversas receitas como o RDG do Veríssimo, com cachaça Antonieta amburana, vermute Punt&Mes, amaro de alcachofra e tintura de erva mate. Confira abaixo a carta do Tarsila.

Drinques do Tarsila

Potentes

Bopp Martini
Cachaça Antonieta com azeite de oliva (fat wash), vinho jerez fino, Lillet blanc,  bitter de laranja e azeitonas com gorgonzola

Negroni Antropofágico (foto ao lado)
Gin, vermouth Punt e Mes,  Campari e vinagre de vinho tinto

RDG do Veríssimo
Cachaça Antonieta amburana, vermouth Punt&Mes, amaro de alcachofra e tintura de erva mate

Status Quo da Arte
Wild Turkey rye, Lillet blanc, licor Strega e Campari

Clássicos do Tarsila

Pela Luz dos Teus Olhos
Rum claro, chá verde com abacaxi e coco,  gelo de caldo de cana, folhas de hortelã frescas, limão e água gaseificada

Tarsila do Amaral
Cachaça Antonieta, licor de limão galego com cumaru, xarope de jabuticaba, bitter aromático e prosecco

Manifesto Pau-Brasil (foto ao lado)
Rum claro, cachaça Antonieta Amburana, acerola, kombucha de abacaxi com hortelã, pimenta rosa e baunilha

Amar. Verbo Intransitivo
Vodka, vinho branco chardonnay, purê de frutas vermelhas com baunilha e tônica rosé

O Tempo e o Vento
Gin, Fernet branca, kombucha de abacaxi com hortelã, tintura de erva mate orgânica 

Pagu
Jack Daniel’s com infusão de café, mel com laranja e cardamomo, limão siciliano e bitter de lúpulo

Primavera

Passárgada
Vodka, gengibre, limão, demerara, espuma de pitanga com laranja e pó de hibisco com páprica 

Grupo dos 5
Witch on Fire, Aperol, pitanga, limão galego e espuma de hortelã

Andrades
Jack Daniel’s, acerola, ramos de tomilho, limão siciliano, bitter aromático e clara

Portinari (foto ao lado)
Single malt Code Nine, spiced rum, limão galego, demerara e bitter aromático

Klaxon
Single malt Code Nine, Averna, néctar de cacau e bitter aromático

Atelier
Single malt Code Nine, amaro de alcachofra, purê de goiaba, vinagre de maçã e prosecco

Os coquetéis da casa têm preço que varia entre R$ 30 a R$ 40, e seguindo a tendência o Tarsila também tem um parte dedicada aos coquetéis não-alcoólicos, como o Lispector (kombucha de abacaxi com hortelã, mel, gengibre, espuma de pitanga com laranja e pó de hibisco com páprica). 

Vinicius pontua também que além do bar, a ideia do Tarsila é de cultivar uma cultura coqueteleira na cidade, com a promoção de conhecimento sobre o assunto, em que o espaço regularmente recebe workshops tanto para profissionais, quanto clientes finais, o que ajuda a educar e profissionalizar o mercado.

Sempre abrimos espaços para que marcas locais possam divulgar os seus produtos através de workshops durante a tarde e já tivemos diversos lançamentos de produtos aqui no bar”, relata o bartender. 

Saiba Mais

Tarsila Bar  

Instagram: www.instagram.com/tarsilabar
Endereço: Rodovia admar gonzaga 3730,Itacorubi, Florianópolis – SC.
Horário: Quinta a domingo, das 19h às 01h30
Capacidade: 40 pessoas
Contato:  (48) 998411141
*Crédito Fotos: Christian jurgensen e Mariana Thomé

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!