O ‘bar-container’ na capital paraense liderado por Yvens Penna trabalha com coquetéis clássicos com uma pegada tropical 

Em um complexo de containers na Avenida Governador Magalhães Barata, em Belém do Pará, encontra-se o Muamba Bar, casa do paraense Yvens Penna, bartender e sócio-proprietário do local, que tem uma narrativa de jornada do herói até chegar aqui. 

Yvens é natural de Belém e por 10 anos morou em São Paulo, em que na época exercia outra profissão que nada tem haver com o mundo dos coquetéis. Publicitário de formação, trabalhou em veículo de comunicação, empresa multinacional de cosméticos e até na área da tecnologia foi envolvido. 

Na época em que residiu na capital paulista, Yvens gostava de frequentar os bares da cidade e foi se interessando pelo mundo da coquetelaria, pois via que o setor estava modificando. As taças diferentes, a chegada de novos produtos e destilados, os mixing glasses – aquilo foi enchendo os olhos do publicitário. Foi quando Yvens conheceu Alessandro Monteiro, também paraense, e atual bartender do Arturito. 

Na época ele cuidava da barra do Razzmatazz…ele me servia uns sours e uns amargos deliciosos, até que um dia se ofereceu para ir até minha casa num domingo pra me ensinar as técnicas básicas. Me passou uma lista de compra e o resultado foi um domingo incrível enfileirando coquetéis clássicos e dando boas risadas. Tomamos um belo pileque!” relembram Yvens

Essa experiência foi um marco para Yvens, que começou como hobby a buscar cada vez mais conhecimento na área e mergulhou em livros e cursos, tudo para melhorar a experiência que era aplicada em belos coquetéis feitos para ele mesmo, ou para amigos. 

Em 2018, após um período de licença médica para a recuperação de uma cirurgia, Yvens foi demitido da empresa em que trabalhava. Sem pressa de voltar para o mercado, o publicitário decidiu tirar um período sabático e investir em um trainee no Carnaval, em Lima, no Peru – atual 13º lugar na lista do The World’s 50 Best Bars.

No período em que trabalhou no bar peruano, Yvens sentiu muitas dores por conta de cirurgia e resolveu voltar para terra natal, Belém, a fim de de ficar com a família e investir nas sessões de fisioterapia. E como nada nessa vida é por acaso, foi nessa época que o publicitário conheceu Iuri Fernandes, um empreendedor da cidade que já tinha um bar no estilo pub.  

“Um belo dia ele me ligou e mandou um: ‘vamos abrir um bar de coquetel dentro de um container?’…Assim nasceu o Muamba”, conta Yvens sobre o nascimento do bar. 

Com cinco meses de existência, o Muamba traz nesta proposta inicial ser uma casa que trabalha a desconstrução da coquetelaria como algo exclusivo ou elitista, como explica Yvens: “Ao fim e ao cabo nossa proposta é: venha tomar um coquetel de forma despretensiosa!”.

Para a carta, o paraense buscou introduzir ao público um universo que converse mais com os clássicos, porém com uma pegada regional distribuída em alguns coquetéis, como é o caso do Urucum Pisco Sour, que traz essa experiência do povo amazônico em um coquetel tradicional do Peru com uma infusão de coco e cumaru. Essa fase é uma introdução, ao que o bartender não sabe se em um futuro próximo a carta possa ganhar ares cada vez mais regionais – visto a riqueza de ingredientes da culinária nortista. Confira abaixo a carta do bar.

Drinques do Muamba

Urucum Pisco Sour

Pisco, urucum, Angostura Bitters e espuma cítrica de goiaba

Calibre Lemonade (foto ao lado)
Bourbon Whiskey, hortelã, infusão siciliana e vinho malbec

Faz Sol em Havana

Rum, infusão de coco com especiarias, limão tahiti e bitters

Black Negroni
Gin, Averna e Campari

Azimute
Bourbon Whiskey, Campari, vermute seco e salmoura 

Rabo de Galo
Cachaça envelhecida em amburana, vermute tinto, Cynar e bitter de laranja

Manjerismash (foto ao lado)
Gin, manjericão e limão siciliano

MuambAmaro

Gin, Averna, Fernet Branca e bitter de laranja

Blush Tonic
Cynar, rum, laranja e tônica

Negroni Fizz
Averna, gin, vermute tinto e tônica

Mula Mexicana
Tequila, limão tahiti, ginger ale e espuma de gengibre

Chilcano
Pisco, ginger ale, salmoura e Angostura Bitters

Os coquetéis têm uma média de preço entre R$ 20 a R$ 32. Além de provar essa gama de sabores dos drinques de Yvens, o público também pode aproveitar a programação do Vila Container, o espaço em que o Muamba divide com os vizinhos empreendedores.

De acordo como bartender, o local divide um senso de comunidade, em que os visitantes têm acesso a uma grade de programação voltada para apoiar os artistas da cidade, que vão desde artes plásticas, música e gastronomia. 

“Semanalmente ocorrem shows, exposições, intervenções, eventos gastronômicos, etc.”, comenta o bartender.

Sobre a coquetelaria belenense, Yvens dá créditos aos desbravadores irmãos Castanho, do Balcão do Remanso, e também da equipe do Sushi Ruy Barbosa, que fizeram um trabalho introdutório de coquetelaria na capital, porém o cenário gastronômico em Belém ainda é mais forte. 

O povo possui um saber gastronômico tácito e é super sofisticado no paladar. Infelizmente essa inventividade ainda não cruzou a fronteira do prato para o copo, mas penso que é uma questão de tempo e trabalho para construirmos esta cena na nossa região…Não creio que a cena exista, mas tem gente muito boa querendo construir uma”, afirma Yvens 

Saiba Mais

Muamba Bar

Instagram: www.instagram.com/muambabar
Endereço: Av. Magalhães Barata, 62 – Loja 08. Belém – Pará
Horário: quinta a domingo, das 18:00 às 01h
Capacidade: 35 pessoas
*Créditos fotos: Kauê Barp

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!