Localizado no Mercado Novo, em Belo Horizonte, o bar conta com uma carta sazonal que valoriza os ingredientes nacionais em coquetéis já pré-preparados. 

O Herbário Yvy, casa da marca mineira de gin,  funciona no Mercado Novo, na zona central de Belo Horizonte. O bar inaugurado em março deste ano chama atenção por misturar empório de especiarias, que ficam disponibilizadas em gavetas de uma linda peça de madeira, e também cativa o público pelos coquetéis on tap (que são servidos em torneiras). 

Com um espaço de 30 metros quadrados, os clientes se sentem à vontade para sentar nos espaços disponíveis nos corredores do mercado. Inclusive o Mercado Novo foi escolhido a dedo pelos sócios da Yvy, já que era um espaço decadente da década de 1970 que no ano de 2018 ganhou novos ares com uma movimentação cultural e gastronômica que estão dando um gás para o local. 

Formada por uma equipe enxuta, a dinâmica do Herbário funciona com uma escala redonda, graças aos coquetéis já pré-preparados e que possibilita uma agilidade e também oferecer novos sabores à clientela.  

“O sistema on tap possibilita, por exemplo, oferecer uma degustação de um coquetel de cambuci para uma pessoa que queria uma gin tônica simples e isso possibilita de ela ter o contato com uma nova possibilidade de sabor sem ter que fazer o investimento antes, o que é muito legal”.  comenta André Sá Fortes, CEO da Yvy e idealizador do Herbário. 

De acordo com André, o Herbário foi idealizado para ser a casa do Yvy e também trazer para o público final o conceito da valorização dos ingredientes nacionais, que fazem parte do ‘Projeto Territórios’ – uma expedição realizada pela equipe em 6 biomas brasileiros em busca de conhecimento e produtores. 
“O Herbário nasce como um lugar que é, além do nosso cartão de visitas da marca, também um lugar pra gente apresentar pro público de uma forma simples os ingredientes do Brasil respeitando essa sazonalidade, em que a coquetelaria é muito elaborada no pré-preparo”, pontua o CEO, que também relata que a pesquisa seguirá para o desenvolvimento de novos destilados e coquetéis. 

Dentre os produtos que são valorizados no Herbário estão as frutas nacionais, que são sazonais. Por isso o cuidado com que o Herbário tenha uma carta que é atualizada a cada três meses, para respeitar as safras das colheitas, e os coquetéis on tap colaboram no processo, já que o pré-preparo ajuda a conservar e padronizar esses produtos. 

De acordo com André, muitos dos coquetéis com ingredientes naturais passam por clarificação, carbonatação com CO2 e correção de açúcar e acidez, que podem variar na fruta de uma colheita para a outra. 

Quero aumentar o incentivo do consumo dessas especiarias e frutas para o público final, fazer de uma forma realmente despretensiosa e que não precise ser cara… o Herbário é um espaço de coquetelaria democrática, porque o nosso objetivo é de que o consumo de ingredientes brasileiros tenha cada vez mais escala”, conclui André. 

Além da preocupação com os ingredientes locais, o Herbário também possui uma proposta sustentável, em que as sobras das frutas são reaproveitadas e os resíduos sólidos são usados para garnish, ou se tornam propriedades para compor o sabor de um coquetel. 

O processo criativo das receitas está sob tutela do Darren Rook, o mestre destilador da marca, que contribui para as pesquisas de sabor e ingredientes e a parte de desenvolvimento dos coquetéis fica por conta do bartender mineiro Thiago Ceccotti, que se aventura nas pesquisas e estudos laboratoriais para pensar na melhor maneira de preparar os drinques pré-prontos. 

“A cada cardápio ele tem se superado e criado soluções cada vez mais interessantes”, elogia André Sá Fortes. 

Thiago Ceccotti, que está a frente do bar desde o início do Herbário, pontua que a maior dificuldade às vezes é de encontrar as frutas frescas para trabalhar esse pré-preparo e que até agora o que deu mais trabalho de elaborar foi a jabuticaba, que levou mais tempo de chegar a um resultado que ficasse ideal para o coquetel. Confira abaixo os coquetéis que estão presentes na carta de primavera do Herbário:

Drinques do Herbário Yvy

Por ser um bar da marca, uma tendência em bares do mundo todo,  é natural que a base alcoólica dos coquetéis do cardápio seja o gin Yvy Mar. Acompanhe:

Jabroni (foto ao lado)
Yvy Mar, Campari e Vermute de jabuticaba

Kamussi
Yvy Mar com Cambuci

Parnamiri
Yvy Mar perfumado com casca de maracujá, leite de castanha de caju e limão

Matriarca
Yvy Mar, limão siciliano, camomila, macela e gengibre

Jamaica
Yvy Mar, hibisco, maracujá e capim-limão

Cajugina
Yvy Mar, cajuína artesanal e gotas de um segredo

Yapoti
Yvy Mar, vermute seco, licor de laranja envelhecido e soda

“Quando a gente trabalha com coquetel já pré-pronto é legal porque consegue controlar a diluição, deixando-o mais alcoólico ou menos alcoólico e dá também para equilibrar com gelo e/ ou o suco”, comenta Ceccotti, que também pontua a facilidade que on tap proporciona pela padronização. 

“O próximo desafio é a gente entender em como fazer os coquetéis nitrogenados, que deve ser uma nova etapa do Herbário”, relata o bartender da casa.

Atualmente são servidos no Herbário uma média de 300 coquetéis por noite, todos on tap (a casa não trabalha com coquetéis feitos na hora) em 5 dias de funcionamento. A ideia da marca é levar o Herbário para outras cidades. Em 2020 a expansão já está programada para as capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. 

Saiba Mais

Herbario Yvy 

Instagram: instagram.com/yvy.herbario
Endereço:  Av. Olegário Maciel, 742 – Centro, Belo Horizonte – MG
Horário: quinta e sexta-feira das 18h às 0h/ sábado das 12h às 0h / domingo: das 12h às 18h

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!