Como é a noite de Natal e Ano Novo nos bares do mundo todo?

Muitos estão se preparando para as festas de Natal, fazendo listas de presentes, reunindo com os amigos para confraternizar ou ainda, ansiosos por estar com a família, mesmo por apenas uma semana.
Chegou o tempo das festas!

O barman está se arrumando, deixando o uniforme passado e o colete limpo para o período mais movimentado do ano para os bares onde pessoas e empresas se confraternizam.

É a chegada das festas de Natal e Ano Novo na qual nos preparamos preocupados com o que mais somos especialistas: atender bem e sorrir para o clientes. E eu também faço parte deste time, sou barman. Ver a satisfação destes ao tomar o nosso coquetel que estudamos tanto para concretizá-lo (e o experimentamos várias vezes), mesmo sabendo que se perguntarmos ao cliente se gostou, a maioria vai nos dizer educadamente que sim, mas  nós sabemos que ele realmente gostou só quando ele pediu segundo, o terceiro… e por aí vai!
Isso é muito gratificante. Existe uma frase que falo sempre quando vou sair com meus amigos:

– Você tomaria o segundo drinque? 

E enquanto você, cliente, estará com seu filho na ceia de Natal ou no almoço do dia 25, o barternder, por amor ao trabalho e à você, estará produzindo insumos logo cedo, o conhecido mis-en-place, conferindo se as frutas estão fatiadas, se os copos estão limpos, tudo pronto para recebê-lo como o sorriso estampado no rosto.

Muitos bartenders são de outros estados do Brasil,  até de outros lugares do mundo. Eles sabem que estão bem longe dos seus familiares, não vão poder estar com os seus filhos, sobrinhos, o abraço de mãe, ceiar com eles.

E o cliente, aquele solitário, nas mesmas condições que você, longe dos queridos também e que agora na barra bebe seu coquetel na noite de Natal ou Ano Novo, acaba de se tornar por uma noite sua família.
No mínimo é o seu cliente-amigo por essa noite.

O celular do barman toca cinco minutos para meia-noite:

– Papai, você não vem jantar conosco?
– Não , meu bem, o papai está trabalhando…mas Feliz Natal meu amor! Amanhã estou aí! 

E seguimos noite adentro entre coquetéis com gelo esculpido, receitas matemáticas e sorrisos de satisfação e de alegria por receber o cliente.Tenho outra frase que gosto muito: “Se você não ama trabalhar com pessoas, não ama pessoas, vá trabalhar com orquídeas”. Essa frase serve principalmente para quem trabalha em Alimentos e Bebidas. É a nossa vocação.

Este é o período em que conseguimos juntar um caixinha maior fazendo eventos (sim, muitos conseguem trabalhar em dois períodos) para conseguir comprar o tal presente desejado para os filhos.
Dobrar é a expressão comum no mundo dos bartenders.

E quando a festa acabou continuamos trabalhando, lavando, arrumando, fazendo o conhecido “fecha”.
Acredito que amamos o que fazemos…… mesmo que por um breve tempo.

Agora já ouvimos a garrafa de Champagne estourando, Feliz Ano Novo, tudo prateado, e estamos lá firme e forte.

E seguimos noite adentro sabendo que deixaremos um pouco de alegria, satisfação, carinho em servir e a hospitalidade de sempre para com nossos clientes, nossos companheiros de trabalho e com todos ao nosso redor. E tudo isto é a ponta do iceberg de um amor maior. O amor pelo próximo.

Então desejo a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!
Boas Festas!!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!