Conheça todos os vencedores do Angostura Global Cocktail Challenge e se inspire em seus coquetéis

O cargo de embaixador global de Angostura já se tornou um desejo de todos os bartenders. É como um ritual, a cada competição, um grande bartender entrega o cargo para outro grande bartender. Resolvemos contar um pouco sobre essa história para você, que está se preparando para se inscrever no AGCC 2020.

E vale lembrar, as inscrições vão até dia 31 de agosto.
Então não perca tempo, clique aqui e descubra tudo sobre o AGCC 2020. 

Conheça os campeões

2001 – Itália – Antonia Lo Castro
2006 – Austrália – Marco Nunes
2008 – Reino Unido – Jamie Stephenson
2011 – Austrália – Andrew Griffiths
2012 – Eua – David Delaney
2013 – Trinidad & Tobago – Daniyel Jones
2014 – Austrália – Mike Tomasic
2016 – Trinidad&Tobago – Neal Remdhan
2018 – Nova Zelândia – Ray Letoa

Antonia Lo Castro

Antonia Lo Casto é uma bartender italiana que venceu a primeira edição do AGCC, realizado em Trinidad & Tobago, em abril de 2001. Lo Casto trabalhou como chefe de bar nos Hotéis Lungarno (de 2001 a 2007).

Em 2014, Antonia La Costa passou a lecionar coquetelaria na Aurelio Saffi, uma escola de hotelaria em Firenze, Itália.

Sua receita Asterix, combina 40 ml de Cognac VSOP, 30 ml de vinho do porto branco, 10 ml de brandy de damasco e 10 ml de Angostura Aromatic.

Marco Nunes

Conhecido bartender australiano, Marco Nunes fez fama à frente do Canvas Bar, de Brisbane, Austrália. Ele se tornou o primeiro dos três bartenders australianos a conquistar o AGCC, tornando o país o maior vencedor do torneio até o momento.

Nunes conquistou o prêmio global com seu coquetel Pear-Fection, uma mistura de 40 ml de gin, 20 ml e Aperol, 60 ml de néctar de pêssego, 4 lances de Angostura Aromatic Bitter e completado com água gasosa. Com guarnição de pera infusionada em bitters e anis-estrelado.

No seu drinque não alcoólico “The Caribbean 3 Steps” , trouxe uma combinação de tangerina, manga, romã e espuma de Angostura Aromatic.

Jamie Stephenson

O então veterano bartender e consultor de bares Jamie Stephenson, residente de Salford, na região de Manchester, Reino Unido, conquistou o prêmio de campeão global de AGCC em 2008 desbancando outros bartenders já famosos.

Com diversos premiações nacionais como “melhor bartender do ano” por seis vezes, Jamie entrou na grande final com grandes expectativas de um dos jurados, o embaixador do rum, Ian Burrel.

Sua receita principal “Narrow Minded” combina 5 dashes de Angostura Aromatic, Orgeat,  suco de maçã e cream soda.

Andrew Griffiths

Segundo campeão australiano do Global Cocktail Challenge, Andrew Griffiths, mais conhecido como Andy Griffiths, levou o grande prêmio em 2011.

Iniciou sua carreira em Melbourne, mas após se tornar embaixador global de Angostura viu sua carreira dar uma guinada, então assumiu o grupo Speakeasy, (Eau de Vie, The Roosevelt, Boilermaker House, Mjølner e o próprio Speakeasy) e atualmente chefia o Idlewild, um dos bares mais renomados de Singapura.

Sua receita vencedora “The Scarlet Ibis” combina 60 ml de Bunnahabhain 12 anos,
15 ml de vinho do porto envelhecido, 10 ml de Chartreuse amarelo, 2 cerejas frescas, 5 dashes de Angostura Aromatic e um toque de flor de sal.

David Delaney Jr

O norte-americano David Delaney Jr foi o único vencedor de seu país na competição até hoje. Em 2012, foi julgado por nomes consagrados como Tony Abou-Ganim, Jacob Briars a o ex campeão Andy Griffiths para conquistar o prêmio global e se tornar o embaixador global de Angostura.

Após trabalhar por anos em balcões de Boston e atender como consultor de bares com a Niche Hospitality Group, David se desaficou no AGCC 2012.

“On Second Thought” é a sua receita de assinatura, que combina, 45 ml de Lairds Applejack, 15 ml de Benedictine, 15 ml de Cherry Heering , 15 ml deMaple Syrup, 25 ml de suco de limão fresco e 5 dashes de Angostura Aromatic.

Daniyel Jones

Provalmente o campeão mais famoso em terras brasileiras, pois desde 2013, ano em que conquistou o título global, o tobagense Daniyel Jones teve algumas passagens pelo Brasil promovendo a marca com enorme desenvoltura, conhecimento e simpatia.

É também o primeiro trinitário-tobagense a representar a marca de seu próprio país em toda a história do campeonato.

Em sua receita “The Charmer”, Jones misturou 45 ml de Angostura Rum 5 anos, 20 ml de Benedictine, 10 ml de sherry vinegar, 10 ml de suco de limão fresco, 1 colher bailarina de mel orgânico e 5 dashes de Angostura  Aromatic.

Mike Tomasic

Mais um campeão que a Austrália produziu para o AGCC, em 2014 foi a vez do bartender Mike Tomasic conquistar o seu lugar ao sol e se tornar embaixador global de Angostura.

De salva-vidas de praia a bartender global, Mike esteve à frente do Rhonda’s Bar, em Terrigal Beach, próximo a Sydney e construiu a fama da região, ajudando a trazer a era de ouro da coquetelaria para o norte australiano.

Seu coquetel de assinatura “Big Bird” combina 45 ml de Angostura Rum 7 anos, 7,5 ml de Fernet Branca, 20 ml de suco de limão fresco, 20 ml de  xarope de maçã, mel e especiarias, 40 ml de suco de abacaxi fresco e 6 dashes de Angostura Aromatic.

Neal Ramdham

Pela segunda vez temos um prata da casa como campeão e embaixador global de Angostura. Nascido em Trinidad&Tobago, o bartender Neal Ramdhan conquistou em 2016 o prêmio máximo do AGCC.

Neal também representa sua empresa de eventos Verve Creations Bar Service, em San Juan, importante cidade de Trinidad&Tobago.

Trazendo sua receita de assinatura Bitter Mayan, Neal combinou 45 ml Angostura Rum 7 anos, 15 ml St Germain, 15 ml de nectar de beterraba, 15 ml de suco de limão fresco, dashes de Angostura Orange Bitter e finalizou com espuma de gengibre.

Ray Letoa

Eis que chegamos no atual embaixador global de Angostura, campeão do último AGCC 2018, vindo diretamente da Nova Zelândia, Ray Letoa! Pode se preparar, pois é garantido que o atual vencedor esteja presente no corpo de jurados deste ano.

Com enorme reconhecimento na Oceania, Ray começou trabalhando como barback de seu irmão, no “Humminbird” da capital, Wellington e após 10 anos de bartending nos mais importantes bares do país, assumiu o cargo de embaixador global de Angostura.

Com seu coquetel vencedor, “Old Flame”, Ray combinou 45 ml Angostura 1824, 15 ml PX Sherry com infusão de pimenta chilli, 5 dashes Angostura Aromatic e 2 dashes Angostura Orange e finalizado com um zest de laranja e um chocolate com chilli.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!