Saiba porque as cervejas de inverno são especiais

O mês de julho é um mês marcante para mim por causa das cervejas de inverno.. O frio, que pouco aparece aqui pelas bandas de Ribeirão Preto, vez ou outra dá as caras. Com a temperatura beirando os 20ºC galera geral está de moletom e o vento, quando existe, faz baixar ainda mais as temperaturas.

Sensação térmica nos congela na quente capital do chope.

Muitas coisas acontecem nesta época do ano. Temos as festas juninas, as férias das crianças, bagunça celebrada, ao mesmo tempo que precisa ser organizado para mudar a rotina da vida. O céu ainda está escuro e frio quando a gente levanta.

E não parece que tudo tem cara de suculento no inverno?  As comidas podem vir com casquinha crocante e queijos derretendo, os pães são quentinhos, caldos, sopas, assados e o forno sempre como astro. Chás e cafés durante o dia são permitidos sem restrição!

Mas cervejeiramente falando, por que eu gosto do frio mais do que o verão? Gosto porque me traz a “ambientação correta e natural” para beber as cervejas que eu mais gosto. O que seria isso além de frescura?  A ambientação que eu digo é relacionada a tudo que está ao seu redor e que interfere na sua experiência sensorial com a bebida.

Seja dentro de casa ou na varanda, o lugar com o clima frio, as mãos geladas, as pessoas mais pertinho uma das outras. Mas como esse lugar de frio na real não existe por aqui, normalmente a gente bebe as cervejas assim mesmo, é só não errar e servi-las super geladas e nem tudo estará perdido. Se precisar vai no quarto com o ar condicionado ligado. Enfim, vamos aproveitar quando a temperatura baixar qualquer número.as cerveja de invernoQuero também falar sobre expectativas na hora de escolher uma cerveja. Eu não compro cerveja aleatoriamente. Não consigo mais. Algum fator eu preciso analisar. Acho que faço mais isso com cerveja do que meu filho com Pokemon. Os rótulos são como cartas super trunfos para mim. Alguma coisa ali precisa ter um destaque.

E em temperaturas mais frias eu abro o armário e tiro os super-trunfos pra cena. Imperial Russian Stout, Barley Wine, Doppelbock, Dunkel, Strong Dark Ale. Parecem nomes de personagens de filmes, pelo menos para quem nunca ouviu falar de cervejas que não a Pilsen.

Graduações alcoólicas altas, cervejas cheias de corpo e perfumes frutados e aromáticos o tanto quanto podem. Eu crio expectativa. A cor, de um leve dourado das Golden Strong Ales, até as mais escuras e aveludadas Porters. De um laranja profundo, ao incrível aroma de cravo e doce de vó. Cheiro do café passado no coador, torrado, chocolate, especiarias e caramelo. Da cremosidade amendoada ao álcool licoroso. Da madeira doce a picante. Da espuma firme a quase nenhum colarinho. Eu crio expectativa.

Parece que esses estilos me levam de volta à infância, quando (pasmem) crianças comiam doce de abóbora que (pasmem) as mães faziam. Quem é a pessoa que hoje faz doce de abóbora e quais crianças comem? Nostalgia.

As cervejas de maior potência alcoólica e sabor precisam ser divididas. Compartilhadas com outras pessoas. A cerveja que aquece por dentro. O mistério sempre rondando torras e maltes, amargor que não é de lúpulo. Os efeitos escondidos no meio da multidão de aromas e sabores que nos saltam as papilas.

Para finalizar esse texto que é quase uma declaração, ainda pretendo dizer que as harmonizações com cervejas desses estilos, são um tanto quanto fantásticas. Pergunte a quem já passou por isso.

Um queijo macio e adocicado com cervejas que são similares em sua receita. Sabores pungentes. Carne assada. Gosto de frio. Texturas aveludadas. Do amadeirado ao cozidos, dos amendoados ao tabaco, o anis. Uma comida picante ou um pote de chocolate. Tudo isso combina e muito com cerveja.winterbeerDeixe de bobagem e pegue uma taça de vinho, bem bonita para sua cerveja desfilar. Sirva e fique apenas a apreciar uma cerveja “do frio”. Cor âmbar, lágrimas nas bordas. Vai te causar aquecimento no corpo, o álcool, está em evidência. Um abismo sem fim de percepções. A cerveja correta causa paixão. A emoção de encontrar as cervejas, as pessoas e tudo isso dentro de um clima bom, é uma somatória muito feliz. Faça chuva ou faça sol, faça calor ou faça frio.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!