Aprenda a preparar o Pimento Dram, ou AllSpice Dram

Conhecido também como AllSpice Dram – AllSpice Liqueur – Jamaican Liqueur e no mundo todo como Pimento Dram este é um licor feito a base da semente da pimenta-da-Jamaica do inglês (Allspice seeds) típico da ilha de Bob Marley.

Com bastante utilização dentro da coquetelaria tiki e tropical o Pimento Dram pode se tornar um ótimo coringa dentro do balcão para produzir deliciosos coquetéis quando você precisa “temperar” com delicadeza suas criações.

O perfil aromático e de sabor que o Pimento Dram pode oferecer aos seus coquetéis é único, notas especiadas da pimenta-da-Jamaica, sabor caramelo com um toque de toffee do rum e do xarope de açúcar demerara juntos com as outras especiarias são uma bela degustação para suas papilas gustativas.

Por ser um ingrediente artesanal da ilha que de um tempo pra cá começou a ser produzido em escala industrial para ser vendido em vários países do mundo é que você vai encontrar diversas receitas deste ingrediente. Mas aqui te apresento uma receita nada complicada para você utilizar esta iguaria em seu bar.

Atenção! Você pode encontrar receitas onde o rum utilizado é overproof (rum de alta graduação alcoólica). Mas como estamos no Brasil e aqui não entra este tipo de produto ajustamos a receita para poder reproduzir esta belezinha. Então, bora preparar?

PIMENTO DRAM

500 ml rum (de preferência jamaicano)
400 ml de xarope de açúcar demerara 1×1
300 g semente de pimenta-da-Jamaica
12 cravos-da-índia
1 pedaço de canela em pau (pequeno)
1 anis estrelado
½ noz moscada
½ fava de baunilha (sem sementes)
10 nibs de cacau triturados (opcional)

Como preparar

Com ajuda de um rolo de macarrão triture as sementes de pimenta-da-Jamaica e a noz moscada. Na sequência coloque todos os ingredientes dentro de um pote hermético com exceção do xarope de açúcar demerara.

Adicione o rum e feche o pote. Confira que o mesmo seja hermético para assim conseguir uma boa maceração dos ingredientes obtendo assim melhor unidade de todos os sabores. Deixe seu pote hermético fechado por 5 dias longe da luz do sol. Recomendo agitar a mistura uma vez ao dia.

Passados os 5 dias utilize uma peneira fina para retirar todos os pedaços maiores que restaram da preparação. Uma vez feita a coagem será preciso coar novamente sua preparação com ajuda de filtro de papel para café ou um pano de café. Pode colocar o liquido numa garrafa limpa e esterilizada e adicionar apenas neste ponto da preparação o xarope de açúcar demerara. Misture bem e pronto.

Para essa produção, você precisará de pote hemético, funil, filtro de papel, rolo de macarrão, garrafa limpa.
Não se esqueça de etiquetar sua garrafa. Sugerimos a validade de 2 meses em geladeira.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!