Molhando a Palavra, série de Laercio Zulu fala sobre o envelhecimento da cachaça e suas madeiras

Amburana, Amendoim, Bálsamo, Cedro, Cabreúva, Grápia, Jequitibá, Sassafrás são apenas algumas das madeiras que podemos fazer o envelhecimento da cachaça e retirar aroma e sabor específico.

Para isso, o baiano Laercio Zulu , criador do Zulu Bitters, linha de amargos pioneira no Brasil e agora, lançou seu próprio canal no youtube para ajudar a desvendar os mistérios da nossa “purinha” sem muitas complicação.

Nessa sequência de três vídeos, ele explica como e porque a madeira é um grande aliado no desenvolvimento da cultura da cachaça no mundo inteiro.

Zulu lançou seu canal Molhando a Palavra na plataforma youtube para compartilhar vídeos que enaltecem e explicam a beleza do destilado mais importante do nosso país, a cachaça.

Nesse episódio abaixo, Zulu conta quais são as principais características do processo de envelhecimento e tudo o que acontece dentro dos barrís enquanto nossa cachaça envelhece.

Tem que gosta de cachaça branca e cachaça envelhecida, não é? Mas Zulu afirma, “Cachaça branca ruim não tem jeito!”. E é verdade, as cachaças brancas de qualidade, quando envelhecidas, ganham notas da madeira que enaltecem a qualidade já existente. As de baixa qualidade, no máximo, vão ser mascaradas pela madeira.

Com o episódio abaixo, você vai entender mais profundamente as belezas de cada envelhecimento.

Para fechar esse especial “Envelhecimento da Cachaça”, Zulu convida Paulo Leite, um dos maiores defensores da cachaça e proprietário do Empório Sagarana, em São Paulo, para um bate papo informar sobre a história do envelhecimento da cachaça. Acompanhe abaixo!

E aí fica a pergunta, você gosta mais de cachaça branca ou envelhecida?

Divulgaremos mensalmente episódios do Molhando a Palavra para você se tornar um expert na nossa bebida nacional. Não perca!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!