Cappuccino, uma receita clássica italiana, deliciosa na sua simplicidade e cheia de história!

Contar a história do Cappuccino não é tão fácil pois essa simples receita de café com leite não é uma receita que nasceu, assim de repente nas mãos de algum barista conhecido.

Falar de Cappuccino é falar da Itália de séculos atrás, épocas, culturas e religiões diferentes. Apesar de que como grande mito, sempre existe um aqui ou acolá que não foi completamente esclarecido, podemos considerar uma história em comum que quase todos os pesquisadores acreditam ser a mais provavel.

O termo Cappuccino tem origem no séc XVI (possivelmente 1683) e estudos atribuem a criação da receita ao monge italiano Marco D’Aviano, personagem importantíssimo na contenção do avanço islâmico na Europa.

Mas é possível que a tentativa de invasão de Viena em 1683 tenha sido o estopim para a inspiração do monge, pois ao se sentir encurralado o exército islâmico recuou deixando várias sacas de café.

Como esperado, o café turco aparentava ser muito amargo, fazendo com que os vienenses adicionassem mel e leite. A receita foi batizada então como homenagem ao monge guerreiro.A palavra Cappuccino vem do italiano “cappucio” que significa capuz.

Já o diminutivo “ino” transformou um Pequeno Capuz, como esse usado por um monge franciscano, em uma lenda. Um Cappuccino Italiano é feito em divisões não exatas de espresso, de leite e  de leite vaporizado.

O chocolate em pó e a canela, são elementos adicionados aqui no Brasil, e não é comum encontrá-lo em países europeus.

Já o Macchiato e o Latte, são variações de proporção do Cappuccino, mas com os mesmos ingredientes.

Atualmente, os baristas desenvolveram técnicas de utilizar o leite vaporizado para criar desenhos na xícara, conhecida como Latte Art.

Dá uma olhada nessa incrível obra de arte criada por um barista ao preparar seu cappuccino.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!