Licor Maraschino – O que fazer com essa garrafa aqui??

Algumas bebidas são tradicionais na família, não porque fazem parte das taças dos convidados, mas porque passam de geração em geração guardadas sem que ninguém saiba como usar!

O Maraschino é uma dessas garrafas e vamos te ajudar agora!

O que é um licor Maraschino?

As cerejas Marasca são colhidas e colocadas em infusão de álcool em cubas de madeira juntamente com algumas folhas e ramos das mesmas árvores durante até 3 anos. Depois são destilados em alambiques de cobre, separando o coração da cabeça e da cauda e deixando amadurecer em tonéis de freixo. O último processo consiste em transformar o destilado em licor pela adição de um xarope de açúcar.

As marcas mais famosas encontradas

No Brasil não temos muitas opções, mas as principais já chegam para cá.
O mais conhecido e tradicional Luxardo (se pronuncia luxssardo), além das marcas Marie Brizard, De Kuyper e Bols.

Atenção*Evite os licores de cereja que não sejam Maraschino (de cerejas Maraskas) pois tendem a ser muito doces e frutados e não combinam bem com os coquetéis clássicos.

Sobre Luxardo

Girolamo Luxardo, cônsul do Reino da Sardenha mudou-se com a família para Zara, capital da Dalmácia, em 1817. Sua esposa Maria Canevari começou a elaborar um licor com base de cereja Marasca, que era produzido na região desde a época medieval.

Em 1821 Girolamo construiu uma destilaria para a produção do licor. Hoje, a sexta geração da família Luxardo comanda a destilaria. No Brasil é distribuido pela Interfood pelo valor aproximado de R$ 250 – R$ 300,00.

Possui teor alcoólico de 32% e de acordo com a marca tem cor límpida e cristalina, aroma típico de um licor de Marasca, com intenso e elegante aroma de cerejas Marasca e sabor: corpo muito cremoso, macio, adocicado, frutado e final persistente.

Principais Cocktails 

Martinez, Last Word, Aviation, Hemingway Daiquiri, Improved Whiskey Cocktail são alguns dos mais importantes coquetéis a base de licor Maraschino que nós conhecemos na história da coquetelaria.  Aprenda a preparar os drinks abaixo:

MARTINEZ
(Bartender’s Guide; O. H. Byron – 1884 )

45 ml london dry gin
45 ml vermute tinto
5 ml licor Maraschino
2 dashes Angostura Bitter

Em um mixing glass com gelo mexa todos os ingredientes e faça coagem para uma taça martini gelada. Finalize com cereja e um zest de laranja.

HEMINGWAY DAIQURI
(Floridita Cocktails; – 1939)

60 ml rum branco
20 ml suco de grapefruit
20 ml suco de limão tahiti
5 ml licor Maraschino
5 ml xarope de açúcar 1:1

Em uma coqueteleira com gelo bata todos os ingredientes e faça coagem dupla para uma taça coupe gelada. Finalize com uma fatia fina de grapefruit desidratada.

LAST WORD
(Detroit Athletic Club’s, 1920)

30 ml london dry gin
20 ml Chartreuse Verde
20 ml licor Maraschino
20 ml suco de limão tahiti

Em uma coqueteleira com gelo bata todos os ingredientes e faça coagem para uma taça coupe gelada. Finalize com cereja e zest de limão siciliano.

AVIATION
(Recipe for Mixed Drinks; Hugo Ensslin – 1916)

60 ml london dry gin
15 ml licor Maraschino
10 ml licor de violetas
25 ml de suco de limão siciliano
1 cereja maraschino

Em uma coqueteleira com gelo bata todos os ingredientes e faça coagem para uma taça coupe gelada. Finalize com cereja e zest de limão siciliano.

IMPROVED WHISKY COCKTAIL
(Bartenders Guide; Jerry Thomas – 1876)

60 ml rye whiskey
7 ml licor Maraschino
5 ml xarope de açúcar 1:1
2 dashes Angostura bitter
1 dash Absinto

Num mixing glass com gelo mexa todos os ingredientes e faça coagem para um copo baixo com gelo. Finalize com cereja e zest de laranja ou limão siciliano.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!