Infusões, um mundo a ser descoberto.
Com certeza você já deve ter ouvido falar das bebidas infusionadas, certo?
Porque não dar uma passadinha no dicionário para checar (ao pé da letra) o que significa INFUSÃO?
Novo Dicionário Aurélio da Lingua Portuguesa, 4ª ed – 1. Ato ou efeito de infundir. 2. Operação que consiste em infundir substâncias por tempo variável, a fim de extrair-lhes os princípios solúveis. 3.Maceração farmacêutica.
Dicionário Unesp do Português Contemporâneo – 1. Introdução, injeção. 2. Substância, geralmente vegetal, colocada em líquido para dela extrair o sabor ou propriedades medicinais.
Ok, a partir destas definições, podemos analisar algumas premissas como, relação solução e soluto, tempo variável de infusão, produto inicial e produto final e variáveis de produtos. Podemos então perceber que, se existem todas essas possiilidades de se criar uma bebidas infusionada, devemos crer que é bem provável que não ficaremos contentes com o primeiro teste, porque estamos iniciando essa técnica. Então…é importante ter calma e aprender com os erros.
Vamos analisar o mercado de bebidas infusionadas antes de sair inventando o que já foi inventado…. É verdade que mais da metade das infusões é voltada para as vodkas, porque, pelo fato da sua neutralidade, torna a percepção de um novo sabor mais prática, mas não podemos esquecer que as cachaças, runs, tequilas e até whiskyes vem recebendo sabores nos últimos anos.
No caso de um whisky, deveria haver a harmonização de um ingrediente com as características do whisky, o que não acontece com a vodka. Mas, vamos abrir as mentes, porque não infusão de gim, sake e a tal da cachaça? Ops, cachaça?! Já somos mestres em infusionar(atenção ao verbo) cachaças. Lembra daqueles potes com frutas típicas brasileiras que ficam dentro da bebida, “encorpando” a danada? E a tal da cachaça com cobras??Pois é.O mercado de bebidas infusionadas já nos trouxe produtos fantásticos e intrigantes como a Sub Rosa Vodka Flavors, com as vodkas infusionadas de açafrão e pimenta jalapeno.
Sabores inusitados para cocktails mais complexos.
Espero que esse e outros textos ajudem vocês a criar suas próprias bebidas exclusivas, para desenvolver receitas que só poderão ser apreciadas na casa de vocês ou no bar onde trabalham.
A nós, resta esperar as novidades do mercado que parece estar cada vez mais aquecido ou sugerir novas harmonizações.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!