Maastricht é considerada a primeira cidade holandesa, e é a primeira grande cidade para quem chega do sul. Grande para os padrões europeus, para mim uma vila expandida. Mas muito simpática, ainda não pude tomar a primeira cervejinha típica, nem um genever…mas o primeiro pretzel já foi!

Ao lado vocês podem ver duas fotos das cidade, uma em 1901 e outra em 2008..nada muda…

Para quem não sabe, fico aqui essa semana para a disputa do Campeonato Mundial de Coffee in Good Spirits, que acontece juntamente ao Campeonaato de Latte Art e Cup Tasters, onde o Brasil terá como representantes Felipe de Oliveira e Carolina Franco.

Esse ano, meu campeonato mudou em alguns aspectos, por exemplo, não terei mais que preparar Irish Coffee na preliminar, mas sim dois drinks de assinatura com álcool, um quente e um frio. Para o drink frio, alguns de vocês já conheceram o Escarlate27, mas para o drink quente, quero apresentar em primeira mão o Sanada Café.

Sanada Café??? Já ouviram esse nome não é?? Não seria o sobrenome da barista Cecília Sanada, do Octávio Café, e minha ex-concorrente ao prêmio de melhor barista do ano pela Prazeres da Mesa?? Isso mesmo…para complementar, Sanada, minha amiga barista que considero e muito profissionalmente.

Pois é…os tempos estão mudando..Foi-se o tempo que os baristas evitavam de se encontrar após o término do campeonato brasileiro, ou que seus próprios patrões ou patrocinadores os incentivavam à evitar contato com os concorrentes…os tempos mudaram.

Recebi a visita de muitos baristas e bartenders durante meu treinamento parao mundial e todos me ajudaram a melhorar em alguma coisa minha apresentação. Mas ao saber que precisaria preparar um drink quente no campeonato não tinha dúvidas, tinha de ser algo semelhante, parecido com o drink que a Cecília apresentou no ultimo campeonato dela. E assim eu fui até ela pedir para utilizar o próprio drink mas com algumas alterações técnicas para o meu campeonato.

Eis que surgia o Sanada Café…

A receita leva rum Havana CLub 7 Anos reposado, com notas herbais fantásticas, chá de rooitea sul africano com notas de ameixa em extração com um microlot Estância São Francisco extremamente adocicado, com acidez média e final cítrico. Para finalizar a receita, uma espuma de maple, cacau 80%, ristrettos e um pouco de creme de leite fresco. Para harmonizar, um chá levemente gelado de rooitea com notas de ameixa. Para mim, fantástico.

Espero que na quarta feira, os juízes achem o mesmo..Assim que tiver o link da apresentação envio à vocês.

Um abraço

 

 

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!