Bar Filial e seu garçom Joaquim são tema da inauguração da coluna 52 Rabiscos de Botecos, de Guilherme Jotapê Rodrigues.

“O Filial é um clássico da Vila Madalena. No estilo “boteco chique” ele me conquistou desde quando abriu, há cerca de 15 anos com as paredes cheias de quadros de cartuns e caricaturas. Junto com o Filial, vem o Joaquim, o alicerce da simpatia do bar desde que abriu as portas. Aquele amigo que te recebe sempre bem em casa com seu jeito humilde e carismático.
Me atura desde a época que podia fumar dentro do bar e que se pedia chopp às SEIS DA MANHÃ! Junto com o Joaquim sempre vem coisa boa: chopp gelado, caldinho de feijão (um dos melhores) e aquele sanduba de bife à milanesa que deveria existir em absolutamente todos os botecos. Joaquim, obrigado pela paciência e companhia. Garçom como tu, assim como tu é de deixar qualquer Dick Farney boêmio com vontade de mais um chopinho.”
Joaquim Alves Ferreira, 39 é conhecido como vidente. Tem o dom de adivinhar o pedido dos clientes. Está a uma década e meia a frente do divertido salão do Filial. Alí se trabalha muito, todos são muito dedicados, mas a diversão é garantida, garante um dos clientes habituais da casa.01.52O bar Filial, fundado em 10 de abril de 2000 pelos irmãos Helton, Ricardo, Arnaldo e Ronem Altman além de Ricardo Freire é apenas mais uma casas de sucesso na vida dos irmãos Altman.

Essa trajetória de botequim teve início em 1980, quando os irmãos abriram o Clube do Choro, em 1980, com dinheiro emprestado do tio. Já em 1984, abriram em Pinheiros o segundo bar, Vou Vivendo, que sobreviveu até 1997. O Filial é daqueles bares que não tem crise. Está sempre lotado.

Méritos do ótimo atendimento dos garçons, dos beliscos e do chopp bem tirado. Enquanto bares abrem e fecham na redondeza, lá está intocado o competente Filial.
Além do Filial, o grupo de sócios possuem ainda os bares Genial, Genésio e Mundial, formando seu mini império na Vila Madalena.

52 Rabiscos de Boteco

52 Rabiscos de Boteco é um projeto desenvolvido pelo ilustrador Guilherme Jotapê Rodrigues.
A cada semana, Jotapê contará através de um rabisco como enxerga os bares, garçons, barman, coquetéis e pessoas que o cercam. Suas andanças etílicas nos permitirão ter uma visão mais intimista do universo dos bares.
Serviço

Bar Filial
Rua Fidalga, 254 – Vila Madalena – São Paulo
horário: seg a qui: 17h-02h30 / sex 17h-03h30 / Dom 12h-02h
telefone: 11 3813 9226

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!