Rafael Pizanti, chefe de bar do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, é o representante brasileiro no campeonato Havana Club Cocktail Grand Prix que será realizado amanhã, dia 02 de junho em Havana, Cuba.

Rafael competirá com mais de cinquenta competidores de outros países para descobrir que será o próximo campeão mundial de uma das marcas de runs mais conhecidas do mundo.

O campeonato consiste em preparar dois drinques de assinatura, baseados em clássicos da coquetelaria cubana como o Mojito, Rum Collins, Daiquiri, Havana Special, Pina Colada, Mulata, Canchanchara, Mary Pickford e Presidente, entre outros.

Aprenda a fazer uma Cuba Libre com Nicolas St Jean

Cada uma das receitas deveria levar ou Havana Club Añejo 3 anos ou Havana Club Añejo 7 anos.

Para Lelo Forti, mixologista da Pernod Ricard, que acompanhará Rafael em Cuba,  a evolução da coquetelaria brasileira em campeonatos mundiais é evidente e a participação do Rafael será interessante.

De acordo com ele conta a seu favor a calma, elegância e o fato de falar bem inglês, já que a maioria dos jurados se comunica nesta língua.

Para Lelo, é a hora do Brasil mostrar que não é só a bola da vez na economia, mas também em como um povo forte e alegre, com dinheiro no bolso e bebendo excelentes drinks em todo o país.

Já para o também mixologista da Pernod Ricard James Guimarães, que integrará o time junto com Lelo, a expectativa é que ele fique entre os cinco primeiros colocados, tarefa duríssima, pelo alto nivel de todos os competidores.

Ele acredita que o ótimo nível técnico dos jurados, que já teve em sua bancada especialistas como Tony Conigliaro, Jared Brown e Dre Masso, ajuda com que os melhores competidores sejam beneficiados pela sua técnica.

Rafael conquistou a etapa brasileira após sagrar-se campeão em cima de outros 14 participantes do Brasil, apresentando dois drinks, o Constantino Especial e o Velha Havana.
Confira abaixo as receitas.

Constantino Especial | Havana Club Añejo 3 anos

5 morangos

60 ml de Havana Club Añejo 3 anos

15 ml de xarope de açúcar

30 ml de limão tahiti

20 ml de suco de cranberry

2 lances de bitter Creole

Velha Havana | Havana Club Añejo 7 anos

60 ml de Havana Club Añejo 7 anos

30 ml de Lilet

2 lances de bitter de laranja

3 lances de bitter de chocolate

 

Fica aqui nossos desejos de que ele represente bem nosso país e consiga muito sucesso na competição! Boa sorte, Pizanti.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!