Long drinks são bebidas muito comuns na Finlândia. Porém, diferente de quase todos os lugares do mundo, quando se fala em long drink, se fala em uma bebida alcoólica pronta, industrialmente fabricada. E quando se fala em long drinks enlatados na Finlândia, só se fala em Original Hartwall Long Drink.

Achou curioso? Saiba que durante a Lei Seca (não a americana! a finlandesa), de 1919 à 1932, era proibido vender bebidas alcoólicas aos cidadãos do país, mas para atender a demanda de turistas, o governo finlandês criou a empresa estatal Alko, que até hoje possui o monopólio de produção de bebidas alcoólicas no país.

Dessa forma, a Alko criou dois grandes produtos, o Gin com Grapefruit e o Brandy com Pommac, algo como um refrigerante de frutas vermelhas envelhecido por três meses em barril de carvalho.Para tentar quebrar a barreira cultural do termo Long Drink em todo o mundo, pouco a pouco foi sendo introduzido um novo termo para esse tipo de bebida, o “Lonkero” que significa “Tentáculo”.

Desde 1952,a fábrica Hartwall produz para a Alko este sabor que já se tornou um ícone finlandês.

Lançado pela primeira vez para os Jogos Olímpicos de Helsinki de 1952, buscava atingir principalmente a enorme quantidade de turistas que viajavam para acompanhar os jogos.

A combinação do Original Long Drink é super simples, gin com refrigerante de grapefruit.

Com 5,5% de graduação alcoólica, a Original pode ser encontradas em embalagens de vidro, mas são muito comuns em lata de alumínio.

Antigamente a embalagem não era uma lata de aluminio, claro, era uma garrafa de vidro muito semelhante à essa ao lado, recriada para comemorar os cinquenta anos do produto. Para quem quiser consumir quantidades maiores, o volume indicado é a embalagem de vidro com um litro.

Na última década, a Hartwall resolver exportar seus produtos para países como Estônia, Noruega, Espanha e Dinamarca, todos bem longes do Brasil, infelizmente.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!