A Proibição Americana e suas consequências

proibiçãoA Era da Proibição foi o ato legal que proibia a produção, transporte e venda de álcool ou bebida alcoólica nos Estados Unidos durante o período de 16 de janeiro de 1920 a 05 de dezembro de 1933.

A lei, também conhecida como Volstead Actv, foi aprovada no dia 28 de outubro de 1919 foi apoiada por grupos de diferentes interesses sociais, como a Ku Klux Klan, Christian Women’s Temperance Movement e a The American Temperance Society.

Basicamente, a Emenda 18, ou  apenas a Lei Seca, foi uma experiência fracassada tanto política quanto socialmente, gerando um interesse muito maior pelo mercado de bebidas e sendo responsável pela consolidação dos gangsters e contrabandistas, além de muitos americanos rurais passarem a produzir em destiladores ilegais bebidas para os seus vizinhos.

Com todos os aparatos ilegais e fabricantes despreparados era comum ter notícias de alguém que perdeu um olho por conta de uma tampa de cerveja que explodiu ou um colega que faleceu de intoxicação por álcool.

Foi nessa época que tiveram sucesso os típicos bares no estilo Speakeasy, que tanto fazem sucesso hoje em dia. Aqui no Brasil temos como exemplo o premiado e extinto Myny BarSubAstor, Frigobar e o recém inaugurado Ginger, em Curitiba.

Imagine que nessa época, beber um drinque era tão arriscado quanto ir numa casa de bingos ou de jogos hoje. Por isso que o termo speakeasy(falem baixo) ficou famoso.

Mas de fato é que a proibição causou efeito inverso, chegando, só a cidade de Nova Iorque a possuir 32.000 bares ilegais e ter mais de 100.000 destiladores clandestinos presos durante a repressão.

Importante lembrar que beber álcool nunca foi ilegal, apenas produzir, transportar ou vender bebida alcoólica.

Outra curiosidade é que o álcool não era proibido para uso medicinal nem para uso religioso.

O engraçado é que a Proibição foi uma conquista bancada principalmente pelas igrejas evangélicas protestantes, especialmente metodistas, batistas, presbiterianas através da The Women’s Christian Temperance Union, que, com a Prohibition Party, movimentaram a sociedade americana em prol dessa “conquista”.

Até hoje as igrejas conseguem se posicionar contra algumas marcas de bebidas. Quem não lembra da Five Wives Vodka, que foi proibida no estado do Utah?

Mas a Lei Seca não aconteceu só nos Estados Unidos! Muitos países aderiram à ela, um tanto que imitando os americanos, mas cada um por seu motivo.

Países como o Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, Islândia, Noruega, Hungria e até a Finlândia foram alguns dos países que sucumbiram à essa tentativa.

Neste infográfico você pode conhecer inúmeros dados sobre esse momento tão importante para a história da coquetelaria mundial e como ele influenciou diretamente o momento que vivemos hoje nos bares.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!