Dia de los Muertos é uma das datas comemorativas mais importantes do México

Uma das festas mais tradicionais mexicanas, o Dia de los Muertos é comemorada entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro e tem suas origens nas civilizações pré-hispânicas. lacatrinavinowines01Mais de trezentos anos atrás, antes da chegada dos europeus e do cristianismo, os povos locais tinham como hábito preservar crânios como troféus e exibi-los durante certos rituais que simbolizavam a morte e o renascimento. la catrinaA deusa asteca Mictecacíhuatl (ao lado), era responsável por estas festividades e também pelas inúmeras maquiagens femininas nas datas como Halloween, também ficou conhecida como “La Catrina”, personagem de José Guadalupe Posada).

Mictecacíhuatl era esposa de Mictlantecuhtli, então o Senhor da Terra dos Mortos, tornou-se um ícone verdadeiro desta festividade em todo o mundo, uma vez que esta celebração atravessou as fronteiras para honrar a passagem da vida até a morte, um momento emblemático causou admiração, medo e incerteza ao ser humano ao longo da história. Desde 2008, o festival do Dia de los Muertos é considerado pela UNESCO uma Herança Cultural Intangível da Humanidade.

Durante esse período, a população faz procissões, festas, enfeita suas casas e prepara comidas as típicas preferidas dos seus parentes e amigos já falecidos. À noite, o povo sai às ruas para festejar regados à tequila, mezcal, pulque e sotol, as bebidas alcoólicas mais famosas do México, além de ouvir músicas, se fantasiar e e decorar tudo onde passa com diversos elementos, entre eles as tão famosas caveiras mexicanas. dia de los muertosA data é comemorada em outros países da América Central e até em algumas regiões dos Estados Unidos. No Brasil, a data ainda é pouco conhecida, mas por conta do alto crescimento do número de tequilas no país, a data tem se fortalecido nas grandes capitais.

05 coisas que você deveria saber sobre Tequila

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!