Caramel Art é a técnica milenar chinesa que encanta quem conhece.

Algumas profissões são abençoadas por natureza e você tem que conhecer o Caramel Art. Preparada pelos Artistas do Açúcar, ou para quem preferir chamar, Artista do Caramelo. Infelizmente essa arte começou a ficar rara na China, onde nasceu e se desenvolveu nas mãos dos artesãos das ruas. O fato é que a indústria conseguiu padronizar essa técnica, barateando a produção. A técnica parece ser fácil quando se vê,  mas a dificuldade em controlar o açúcar é enorme. Ver o fio do caramelo deitando na tábua e se transformando lentamente em uma obra de arte é fantástico. caramel artPara isso, separamos três vídeos que demonstram a execução da técnica. O primeiro abaixo, realizado de um parque público de Baoji, mostra a perfeição na preparação de um galo. Em média, os artistas demoram entre cinco a dez minutos para terminar a obra. O custo é entre quatro à doze reais, de acordo com o desenho da peça.

Abaixo, com um traço mais grosso, o artista prepara uma borboleta. Em todos os casos, o açúcar é derretido, formando o caramelo, que ao esfriar, toma a forma desejada. Mas o importante é tudo ser feito na hora.

Por último, e não menos importante, temos uma técnica tão tradicional quanto o Caramel Art, também chinesa, que é chamada de Sugar Blowing, ou o Sopro de Açúcar. Fantástico! A única pena é que gradativamente essa arte tem sido esquecida pela nova geração chinesa.

Com certeza você percebeu que esse texto não tem muito a ver com os nossos assuntos líquidos, certo? Mas a importância cultural e artística é tão grande que não poderia passar desapercebido para inspirar a todos o nós nas nossas profissões.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!