Aprenda a preparar o Encontro das Águas, drinque do bartender Amauri Silva

A junção dos rios Negro e Solimões em Manaus é um dos mais belos espetáculos naturais brasileiros. De águas ricas em vegetais em decomposição o Negro se assemelha a um chá preto com pH ácido (entre 3,8 e 4) ele flui a cerca de 2 km/h a uma temperatura ao redor dos 28º C. Já o Solimões é barrento como um copo de café com leite e cheio de sedimentos trazidos desde os Andes, desliza a 6 km/h a uma temperatura de cerca de 22º C.

As diferentes colorações são as responsáveis pela beleza desse que é o mais famoso encontro das águas. Mas é a diferença de acidez, temperatura e velocidade dos rios que faz o show se prolongar ao longo de cerca de 6km até formarem o rio Amazonas.Para homenagear esse caudaloso espetáculo de nascimento do mais famoso rio brasileiro, o bartender Amauri Silva criou o seu Encontro das Águas. Drinque que é parte do seu desafio pessoal de criar um drinque por semana em 2018 que leve cachaça. 

Trata-se de uma “releitura” do Rabo de Galo em uma mistura que leva o tradicional destilado de cana e vermute bianco tornando a bebida clara e adocicada. O rio Negro, que é praticamente uma gigantesca infusão de vegetais é representado pelo Brasilberg, tradicional aperitivo de ervas de gosto amargo e que dá o contraste na cor a no sabor do coquetel.

Amauri Silva é bartender desde 2011 com cursos pela Oficina do Bartender e da ABB (Associação Brasileira de Bartenders). Ao longo dos últimos 4 anos Amauri tem se dedicado ao estudo da cachaça, desde seu plantio até produção e envelhecimento. Em toda sua carreira já esteve no Phoenix Boliche em Jundiaí, Mez, Soul Sport e hoje atende na pizzaria Veridiana nos Jardins onde o seu Encontro das Águas ainda não está na carta do bar, mas é servido sob demanda, mais um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Encontro das Águas

50 ml de cachaça envelhecida em Carvalho
50 ml de vermute bianco
25 ml de Brasilberg

Em um mixing glass previamente gelado coloque o vermute e a cachaça. Depois passe a mistura para um copo on the rocks e finalize colocando Brasilberg lentamente para dar o efeito visual desejado, em duas camadas.

Para conhecer essa e outras receitas com cachaça, clique aqui

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!