Aprenda a preparar o drinque Dona Flor, da bartender Thianny Estevam

Cliente chega no balcão e faz o pedido.
Drinque preparado e na hora de entregar a mais inusitada das perguntas:

 –   Me mostra a garrafa de Aperol Spritz?

Paciência bartender! Educar a clientela também está nas especificações do trabalho e nada melhor para tirar a mesmice do balcão do que criatividade. Apresentar os ingredientes da moda de uma maneira nova é o eterno desafio.

A confusão era tanta em relação à bebida Aperol e ao drinque Aperol Spritz que motivou a bartender Thianny Estevam a criar seu Dona Flor. Uma oportunidade de expandir os horizontes de quem pede o drinque com base no aperitivo italiano. A ideia era usar o tom alaranjado que combina tão bem com o pôr do sol e praia em uma nova combinação.

Entra na taça a carambola, fruta refrescante e cítrica. O xarope artesanal de fava de baunilha e açúcar demerara infusionado a frio traz complexidade e doçura. O rum envelhecido dá mais corpo ao Dona Flor ao mesmo tempo que combina muito bem com o Aperol. A mistura remete ao que Thianny define como equilíbrio feminino, ao mesmo tempo doces, cítricas e amargas.

Thianny Estevam começou sua trajetória de bar por conta de uma “ajuda” inusitada. Seu ex-companheiro era bartender e ela sempre achou o ambiente de bar bonito e glamouroso. Quando pediu para o companheiro ensinar-lhe os caminhos da profissão, a resposta não foi das mais animadoras.

Então ela tomou aquela resposta como um desafio para se tornar uma excelente bartender. Foi direto puxar assunto com os amigos do ex-marido e se convidar para ser barback e assim Thianny finalmente entrou começou no mundo dos balcões.

Ao longo dessa trajetória passou pelo extinto Complex Esquina 111 e de lá esteve no  Stuzzi, Zazá Bistrô, Restô Ipanema, Tattoo Club, 55 Rio Hotel e agora comanda o Espaço 706 que fica no Praia Ipanema Hotel.

É justamente com a vista privilegiada para o Posto 10 (pronuncia-se deix) que se pode desfrutar o Dona Flor no Espaço 706, o drinque ainda não está na carta do bar, mas é sugestão da casa e custa R$ 35. 

APRENDA A RECEITA

Dona Flor

50 ml de rum envelhecido
25 ml de Aperol
25 ml de mix de limões
1/2 carambola macerada
20 ml de xarope de açúcar demerara com fava de baunilha
1 flor comestível para decorar

Em uma coqueteleria, macere todos os ingredientes juntos e depois bata vigorosamente. Faça uma dupla coagem para uma taça com gelo. Finalize com uma flor comestível e sirva.

Receita do xarope de açúcar demerara com fava de baunilha

1 parte de açúcar demerara
1 parte de água
2 favas de baunilha

Prepare primeiro o xarope e quando estiver pronto abra as favas de baunilha, raspa e coloque dentro da mistura. Deixe na geladeira por uma semana. A infusão à frio dá o ponto de sabor e aroma perfeito pro resultado desejado.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!