O Cotonian Cocktail é um drinque do baú que te mostrará que o velho também pode ser novidade!

Cotonian Cocktail aparece no livro Cafe Royal, de 1937, sua receita é creditada à bartender Leslie Miller.

O livro de coquetéis do Cafe Royal Cocktail Book foi escrito por William Tarling, que escreveu também um livro de receitas da Bartender Guild britânica (UKGB). Este livro é muito interessante por conter algumas novidades, como coquetéis com tequila, vodka, absinto e também uma grande gama de receitas com scotch whisky.

Dentre as diversas receitas chama atenção o começo de uma coquetelaria tropical, com a presença dos sucos de abacaxi e maracujá.

No glossário do livro explica-se que o suco de maracujá vinha esterilizado da Austrália, Nova Zelândia ou Africa do Sul. Além disso mostra também uma marca famosa chamada Pash.

Além das combinações tropicais fica clara no livro uma harmonização que utilizamos muito no Brasil: a de Whisky com maracujá!

Um destes coquetéis é o Cotonian, de Leslie Miller, que utiliza da acidez do maracujá para trazer equilíbrio a uma variação do clássico Blood and Sand.

Lembrando a receita do Blood and Sand, que você pode aprender clicando no nome, temos um coquetel com partes iguais de Whisky, vermute doce, licor de cereja e suco de laranja.

Já a variação de Leslie Miller também é feita com partes iguais e leva whisky, vermute seco, licor Drambuie e suco de maracujá.

Drambuie é um licor de whisky escocês com mel e especiarias, que acaba por trazer maior presença do destilado na receita, além disso as especiarias e o mel complementam bem o maracujá, trazendo os florais da fruta à tona.

Devido também à troca do vermute doce pelo seco temos uma receita menos adocicada, que juntamente com o maracujá, acaba tornando esta variação mais seca e com um paladar mais clássico.

Quanto ao nome creio que seja uma referência à coletânea de raros manuscritos britânicos, ou seja, uma valorização das histórias que vem nas bebidas nacionais desta bartender e nos lembrando da importância de abraçar nossas origens e sabores.

Sem mais delongas uma receita com medidas para este delicioso clássico esquecido.

Aprenda a receita

Cotonian Cocktail

25 ml whisky
25 ml Drambuie
25 ml vermute seco
25 ml suco de maracujá

Em uma coqueteleira com gelo, bata todos os ingredientes com gelo e faça coagem dupla numa taça resfriada. Decore com uma cereja maraschino ou em calda ou um zest de limão siciliano.

Para uma pequena variação menos seca experimente com um vermute bianco.

Acesse aqui para conhecer outros Drinques do Baú

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!