Clementine Caffètardes de tangerina

Clementine Caffé foi uma das receitas desenvolvidas para a Revista Espresso de 2009 com matéria sobre Drinques de Inverno.

Ela já foi tema de música do cantor Johnny Cash, nome de personagem em filme hollywoodiano e eternizada no cancioneiro popular americano com o trecho oh querida Clementine.

A tangerina, como é mais conhecida no Brasil, é a estrela do drinque de inverno com café que o mixologista Marco De la Roche preparou.

De acordo com Marco, a proposta era cria um drinque que pudesse ser reproduzido em casa e a ideia de usar a tangerina na elaboração veio pelo colorido da fruta.

De olho nas tendências, mas sem tirar o pé do tradicional, Marco – que também é barista – criou o Clementine Caffè, que para ele tem sabor de fim de tarde e papo a dois.

Perguntado sobre por que o drinque combina com o inverno, Marco buscou respaldo na ciência. “Primeiro porque é quente, tem graduação alcoólica e os cítricos despertam a sensibilidade do paladar. E segundo porque leva creme e é natural nesta época ingerir mais gordura. Os animais, por exemplo, têm sempre uma camada maior de gordura para se proteger do frio.”

Aprenda a Receita

60 ml de café espresso
30 ml de licor de laranja Grand Marnier
30 ml de licor de chocolate branco Godiva
5 gotas de suco de tangerina
2 fatias finas de gengibre
Uma porção de chantilly
Raspas de chocolate branco
Raspas de tangerina

Modo de preparo:
Em uma taça para drinque quente, tamanho médio, coloque o Grand Marnier, o Godiva e as gotas de tangerina.
Mexa suavemente. Passe as fatias finas de gengibre na borda, despeje a mistura e adicione o espresso.
Acrescente uma porção de chantilly e finalize com raspas de tangerina e chocolate branco.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!