Alaska Cocktail, o drink herbal de 1914 que nada tem a ver com os esquimós

Apesar do nome sugerir esse drinque do baú não tem relação com os esquimós nem com as geleiras do norte das Américas.

O drinque é composto por gin e Chartreuse Amarelo e surpreende pela sua simplicidade, sendo um belo digestivo herbal que você não pode deixar de experimentar.Mais famoso por figurar nas receitas do clássico livro The Savoy Cocktail Book de Harry Craddock, o Alaska aparece pela primeira vez no livro Drinks (1914) do bartender americano Jacques Straub.

Segundo Craddock o coquetel foi “provavelmente criado na Carolina do Sul.” mas muitos acreditam que esta passagem seja fruto do humor afiado de Harry.Fato é que a combinação de gin com Chartreuse Amarelo trás um frescor herbal muito agradável que harmoniza bem com o zimbro presente no gin.

Chartreuse Amarelo ou Jaune é o “irmão mais novo” do clássico licor Chartreuse Verde. Ambos tem marcantes notas herbais e mentoladas, com a diferença que o Amarelo tem um paladar mais suave contendo menos álcool.

No Brasil, o preço impeditivo desses licores fez com que esse tipo de coquetel não ganhasse popularidade mas já existem marcas nacionais com licores semelhantes e que valem a pena conhecer, como o Bizantino da Destilaria San Basile.Straub dá a receita com Old Tom e um dash de Orange Bitters, ja Craddock usa London Dry. Ambas escolhas funcionam bem, mas desde 1930 o estilo London Dry é uma escolha mais prática.

Ambos concordam que o coquetel deve ser batido. Seguindo a regra de mexer coquetéis contendo apenas bebidas alcoólicas. Contudo, devido ao teor de açúcar do Chartreuse este método faz sentido, por homogeneizar melhor a bebida, além de trazer mais diluição.

Este coquetel também inspirou algumas releituras famosas e intuitivas, como o The Puritan, que adiciona vermute seco, e o Nome, que adiciona jerez fino.

Recomendo primeiro que você conheça o clássico Alaska Cocktail, um drinque do baú potente e herbal, digno de contemplação.

aprenda a receita

ALASKA COCKTAIL

60 ml gin london dry
20 ml Chartreuse Amarelo

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, coloque os ingredientes e bata bem. Coe e sirva em uma taça resfriada.
Decore com zest de siciliano.

Se quiser, embora na receita original não vá mas muitos bares usam, acrescente 2 dashes de Orange Bitters na coqueteleira e experimente uma versão menos doce.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!