Aprenda a preparar o Aberdeen, drinque do Mestre Derivan

Derivan de Souza, é o criador do drinque Aberdeen, barman que após oito anos deixou o balcão do bar Número, em São Paulo no último dezembro e provavelmente é a figura mais importante da coquetelaria brasileira de todos os tempos.

Tem no seu currículo mais livros divulgados que qualquer outro bartender brasileiro, participou dos momentos mais importantes dos últimos 30 anos dos bares no país e tudo isso com um carisma, simpatia e prontidão inigualáveis. Trabalhou em mais bares do que provavelmente todos nós trabalharemos.

Para lembrar de alguns, Paddock, Bistrô, Ficus Bar, Tanoeiros Bar, La Petula, Esch Café para agora assumir o Bar Número, nos Jardins, em São Paulo. Por três anos, conquistou o prêmio de melhor barman do ano pelas revistas Veja e Gula e lançou cinco livros sobre coquetéis.

Por isso, é sem sombra de dúvidas reconhecido como Mestre Derivan. O drinque Aberdeen foi criado em 2010 para a inauguração do bar Número, nos Jardins, SP e que ainda hoje faz parte da carta de drinques do bar em que o Mestre Derivan trabalha diariamente.

Entrevista Exclusiva do Mestre Derivan para o Mixology News

Aprenda a Receita

Aberdeen

50 ml de Chivas Regal
30 ml de Jerez
15 ml de xarope de baunilha
1 fava de baunilha

Modo de preparo

Coloque a taça martini para resfriar. Em um mixing glass com aproximadamente 8 cubos de gelo, coloque todos os ingredientes menos a fava de baunilha. Misture bem até gelar o líquido e faça uma coagem fina para uma taça martini bem gelada.

Finalize decorando com uma fava de baunilha e sirva imediatamente sem canudo.

De acordo com o Mestre Derivan, “este coquetel homenageia Aberdeen, cidade escocesa onde começou um grande sonho. Os dois irmãos James Chivas e John Chivas tinham o sonho de produzir um scotch diferenciado e soberbo.

“Neste drinque coloco Jerez para lembrar o sabor do carvalho usado no envelhecimento e a baunilha que é o gosto em comum que todos os destilados envelhecidos em carvalho possuem.” conclui o renomado barman.

A receita já está aí, agora quer ver o próprio Mestre Derivan te ensinando, então acompanhe esse vídeo abaixo.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!