Recém-inaugurada, a casa do bartender Gustavo Guedes traz clima speakeasy em local composto por dois ambientes 

Com a ideia de reunir boa gastronomia e coquetelaria em um mesmo lugar, o Southside inaugurou na segunda quinzena de novembro e trouxe um conceito intimista para o público de Brasília. O sonho do bartender Gustavo Guedes se concretizou em um espaço localizado na Asa Sul, que foi dividido em dois ambientes distintos, mas que se conversam. 

No térreo, o público pode degustar pratos desenvolvidos pelo chef Thiago Paraíso e no andar de cima funciona um bar ao estilo ‘speakeasy’, em que Gustavo fez questão de ter um balcão intimista para o atendimento dos clientes e é de lá que saem coquetéis clássicos e releituras inspiradas na época da Lei Seca nos Estados Unidos. 

“Acho que todo bartender sonha em ter um balcão aconchegante com poucos lugares para fazer um atendimento personalizado e criar vínculo com os clientes apresentando os coquetéis autorais e servindo os clássicos favoritos: eu tenho isso no Southside! Mas eu também tenho um ambiente amplo com pé direito de 7 metros e um back bar com 250 garrafas. Ou seja, temos um atendimento intimista com pegada de speakeasy no mezanino e um ambiente meio Gatsby no térreo do restaurante”, comenta Guedes. 

O bartender, que já teve destaque no World Class 2017 sendo vencedor da categoria nacional de Food Pairing, teve uma ascensão meteórica no cenário da coquetelaria brasiliense, e soma no currículo a consultoria de 26 bares e restaurantes de Brasília e Goiânia, tendo passagem por casas como Nakombi e Rio Bistrô, além de lecionar cursos e palestras.

Com 18 anos (em 2005) eu tive meu primeiro contato com o bar, suando atrás dos balcões de evento! Afastei-me para estudar nutrição e depois de 10 anos, eu realmente resolvi mergulhar de vez na coquetelaria”, relembra o bartender. 

Agora ao fim de 2019, o jovem empreendedor realiza a maior aspiração que era de poder inaugurar um bar nos moldes que sempre idealizou. Com sociedade com Marisa e Bruno Zardo, Guedes afirma que foi um choque poder botar em prática tudo o que aprendeu nesses anos como profissional.  

Para a carta, o bartender fez pesquisas com relação aos coquetéis estadunidenses entre os anos de 1920 a 1930, período em que as bebidas alcoólicas foram proibidas nos Estados Unidos e que nasceram diversos bares clandestinos, o que fomentou a criação de vários drinques que se tornaram clássicos nos bares até hoje. 

Guedes também pensou em subcategorizar os estilos de coquetéis na carta, em que o cliente tem um fácil acesso aos drinques de caráter carbonatados, amargos, autorais, brasileiros e também as gin tônicas.

“A carta de drinks foi elaborada sem frescura nenhuma… criamos subcategorias no nosso cardápio em clássicos e releituras, Brasil (com ingredientes nacionais), Bubbles (carbonatados), Bitters (para os amantes de Negroni), Autorais e uma seleção legal de Gin Tônicas”, aponta Guedes.  Acompanhe abaixo as receitas da carta: 

Drinques do Southside
Bitter

Mickey Cohen
Tanqueray, bitter mix, vermute rosso e licor de lúpulo

Two Gun
Bulleit Bourbon, Spiced Rum, mix de amaros, vermute rosso, Lapsang Souchong defumado com macieira e harmonizado com chocolate amargo

Baby Face
Zacapa 23, Johnnie Walker Double Black, Guiness Maple Syrup e chocolate bitters

Trigger Happy (foto ao lado)
Tanqueray, vermute com infusão de café, red bitter, vinho do porto com infusão de cumaru e sálvia

Bubbles
Gambino
Ketel One, shrub de cupuaçu, spicy oil, ginger ale e bitters

Belle Starr
Espumante, maracujá com dijon, red bitter e vermute rosso

Dillinger Spritz
Espumante, Frangelico, Limoncello, capim limão e soda artesanal de coco

Mad Sam
Tanqueray, St. Germain, morango, gengibre, hortelã e London Essence Classic

Autorais Southside 

Jay Gatsby
Vinho verde carbonatado, vodka com infusão de maçã verde, Abadia, tintura oriental

Shelby Club (foto ao lado)
Infused gin, Alkermes, redução de malbec com amora, limão, merengue italiano e manjericão

Mr Capone
Tanqueray, morango, lapsang souchong, limão e espuma de gengibre com canela

Black Belt
Johnnie Walker Double Black com infusão de Nori, yuzu, gengibre, indian chai com mel de laranjeira defumado em carvalho

Releituras

Thompson Mule
Vodka com infusão de maçã verde, purê de lichia, indian chai com mel de laranjeira, limão e espuma de gengibre

Grace Spritz
Espumante, Aperol, cordial de jabuticaba com cardamomo, grapefruit e soda artesanal de coco

Bonnie & Clyde
Tanqueray, redução de maracujá, limão, xarope de cumaru, tintura dijon e merengue italiano acompanhado de um shot de Mimosa

Old Frank
Bulleit Bourbon com fatwash de bacon, caramelo salgado, bitters e defumação em carvalho

Os coquetéis variam de preço entre R$ 25 a R$ 54 e a carta conta também com uma parte dedicada aos coquetéis não-alcoólicos, como o Jimmy Malone (redução de maracujá com dijon, limão, citrus, espuma de gengibre) e o George Stone (redução de malbec com amora, limão tahiti e tônica London Essence Classic). 

Além do clima speakeasy do mezanino, esse ar intimista e elegante também toma um pouco de conta do salão térreo. De acordo com Guedes, o ambiente funciona com uma pegada de gastrobar, em que são servidos pratos principais e também petiscos e entradas que harmonizam com os coquetéis – um trabalho que foi feito em conjunto com o chef e que traz para o cliente uma experiência completa. 

Saiba Mais

Southside
Instagram: www.instagram.com/southsidebrasilia/
Endereço: Scls 407, bloco B, loja 32, Asa Sul, Brasília – DF
Horário: terça a quinta, das 19h às 23h30, sexta e sábado, das 19h à 0h30; e domingo, das 12h às 18h.
Contato: (61) 3541-3722
Capacidade: 120  pessoas 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!