Baseada nos cinco elementos, os bartenders Vinicius Kodama e Ariel Todeschini brincaram com novos experimentos e sabores

O Ponto Gin, um dos bares de coquetel de maior referência da cidade de Curitiba, lança uma nova carta com uma pegada bem pop, elencada nos 5 elementos da alquimia: fogo, terra, ar, água e éter. 

Segundo Vinicius Kodama, bartender do local, a ideia desta nova experiência sensorial veio através do conceito inicial da casa: ser um ambiente para inspirar novos experimentos e sabores. 

crédito: Munir Bucair Filho

Para o bartender, a coquetelaria é quase que uma alquimia, e esse conceito está na identidade do Ponto Gin, que tem muito cobre na decoração. “O cobre está para Vênus, que na alquimia é relacionada a diversão e entretenimento, foi esse o conceito do bar e da nova carta”, pontua o Kodama. O novo cardápio foi elaborado por Kodama, que tem no currículo diversos conquistas como o Top 8 no Beefeater MXLDN, e Ariel Todeschini, finalista do campeonato Bacardí Legacy, que agora toca novos projetos após 2 anos de casa. 

Entre as novidades dos drinques, pode-se explorar diferentes tipos de acidez, já que o novo trabalho buscou experienciar o ácido lático, ácido málico e diferentes formas de fazer infusões, como o oleo saccharum, que é uma forma de extrair acidez a partir da reutilização das cascas de limão espremido para suco. 

crédito: Munir Bucair Filho

A carta foi pensada para ser dividida por elementos e o conceito das categorias foram aplicadas de acordo com a propriedade de cada um. O processo de como os coquetéis iriam conversar com a proposta foi um dos pontos trabalhosos, principalmente o elemento Fogo, pois, segundo Kodama, o público não está muito habituado com bebidas quentes. 

Na categoria da Água, os bartenders pensaram em coquetéis fáceis de beber e leves, já para o elemento Terra os coquetéis puxam mais para os clássicos, com características mais densas. Ficaram no elemento Ar os coquetéis batidos e para o éter, os bartenders pensaram em uma categoria especial de drinks sem álcool.

A nova carta seguiu também um padrão que a casa buscava como pilar, que é de ser inclusiva e com uma estética funcional, onde os bartenders trabalharam para fazer um cardápio enxuto, para facilitar na hora da escolha, mas que contemplasse todos os gostos: doce, amargo, cítrico, leve e pesado. Confira um pouco de como ficou essa divisão:

Drinques do Ponto Gin

Elemento Água

Rubedo (foto acima)
(Gin, mix de especiarias, allspice, xarope de morango, limão taiti, club soda e manjericão)

Citrinitas
(Gin, vermouth dry, limão, falernum, xarope de abacaxi, hortelã e tônica)


Elemento Terra

Birth of Venus (foto ao lado)
(Rum Havana 7, licor de café, sherry fino, vermute tinto, angostura, moeda de laranja)

Ray Long
(Osborne Brandy, cinzano rosso, angostura, absinto e casca de laranja) 

 

Elemento Fogo

Great Work (foto ao lado)
(Osborne Brandy, Amázzoni em cacau, limão taiti, xarope de mel, twist de limão siciliano e água aromatizada em canela)

Heat Seeker
(Whiskey Bullet, Cynar, sherry fino, xarope mascavo, suco de maçã, ácido málico, solução salina, maçã desidratada)

Elemento Ar

Seedbed
(Whiskey Jameson, sherry cream, xaropes de gergelim tostado e de gengibre que são produzidos na casa, além de limão e casca de laranja)

Copperhead (foto abaixo)
(Conhaque Osborne, Jägermeister, mel, verjus, óleos cítricos e abacaxi)

Elemento Éter

House Ginger Soda
(Limão, abacaxi, xarope de gengibre, agave syrup, angostura e club soda)

crédito: Munir Bucair Filho

Por ser um bar de rua, Kodama garante que a fórmula é poder atender a todo tipo de público, já que a diversidade é um dos carros chefes da casa, que se estabelece desde 2017 como um espaço de divulgação da coquetelaria em Curitiba.Funcionalidade com elegância também é um dos pontos-chave do Ponto Gin, que teve a ideia criativa das bags de drinks. Retornáveis e estilosas, elas são servidas para o público que fica no lado externo da casa, uma forma inteligente de evitar acidentes e desperdício. 

saiba mais

Ponto Gin

Instagram: www.instagram.com/pontogin
Facebook: www.facebook.com/pontoginbar
End: Rua Coronel Dulcídio, 739 – Batel | Hauer Shopping
Horário: terça e qua, das 18h às 01h, qui e sex, das 18h às 02h, sáb, das 17h às 02h e dom das 17h às 00h
Preço dos drinks: a partir de R$ 18,00
Capacidade da casa: 50 pessoas

*por Giulia Cirilo, especial para o Mixology News

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!